Foi realizado um estudo pela rede ThousandEyes que avaliou o desempenho dos mais variados serviços em nuvem e o Azure da Microsoft foi escolhido como o melhor serviço em nuvem do mercado atual.
Foram analisados vários dados e o Azure se mostrou superior em desempenho e estabilidade quando comparado com a Amazon (AWS) e o Google Cloud. Além disso, seus resultados em latência também se mostraram mais estáveis bem como ele apresentou uma perda menor de pacotes e jitter. E somando todos esses resultados, ficou em primeiro lugar em segurança para aplicações em nuvem.
Como a ThousandEyes analisou os serviços em nuvem?
Para esse tipo de análise são usadas métricas de performance de rede. A coleta dos dados transmitidos de 27 Data Centers é feita a cada 10 minutos. Esses Data Centers estão espalhados pelo mundo, deles os dados vão para 55 regiões onde servidores em nuvem estão distribuídos entre os três fornecedores analisados: Azure, Amazon Web Services e Google Cloud.
A estabilidade superior da Azure se dá pelo fato de que ela utiliza um backbone próprio que faz o transporte dos dados, a Google e a Amazon não fazem isso, elas utilizam a internet para realizar essa tarefa e é isso que deixa a operação mais instável.
Mesmo que a estabilidade seja um ponto de grande diferença entre os três serviços, a performance nas aplicações que utilizam a arquitetura conhecida como multinuvem é bem similar entre eles. Afinal, todos eles utilizam suas próprias redes para realizar a transferência dos dados entre nuvens.
Grandes empresas que usam a Amazon ou Azure
A Samsung Electronics utiliza a Amazon, mas parece não está satisfeita 100% com o serviço, já que está desenvolvendo uma infraestrutura própria de nuvem para não depender tanto da AWS. Além de reduzir custos, essa ação melhoraria também a segurança de seus dados e aplicações.
Isso não tem nada a ver com o Samsung Cloud, serviço de hospedagem de fotos, documentos e etc. O serviço citado hospeda tais arquivos em servidores terceirizados, que é o caso da Amazon. Hoje, mais da metade dos dados do setor de eletrônicos da sul-coreana Samsung está em servidores da Amazon Web Service, que por sua vez tem 35% de alta em sua receita com esses serviços de cloud.
O Linkedin, por sua vez, pretende migrar para a Azure. E a Google vendo todo o sucesso tanto da Amazon quanto da Azure também decidiu expandir sua plataforma de Cloud para entrar nessa competição.
Quero contratar o serviço de Cloud, o que faço?
A Kirzner do Brasil oferece gerenciamento do ambiente cloud para a sua empresa e você não precisará se preocupar com nada que diga respeito a armazenamento de dados e aplicações. Basta acessar www.kirznerdobrasil.com.br e escolher um dos nossos serviços para sua empresa.
Além de gerenciamento de ambiente cloud, nós oferecemos hospedagem de sites, servidores dedicados gerenciados e não gerenciados. Serviços de Marketing Digital para sua loja online incluindo conteúdo relevante para seu cliente te encontrar mais facilmente a partir de uma simples busca no Google. Não perca mais tempo, acesse e confira.