Você sabia que seu cérebro é programado para tomar as decisões mais práticas em qualquer que seja a situação? É baseado nisso que o call-to-action trabalha, são disparadas frases que levam o cérebro a tomar decisões que ajudam sempre a escolher e melhor opção com o menor trabalho de pensar.
As frases comumente utilizadas são imperativas como Puxe, Aperte esse botão, Entre, Empurre, entre outras. São frases que além de representarem uma imposição elas também não deixam dúvidas do que tem que ser feito em cada caso, e aí o nosso cérebro, querendo economizar energia, encontra o atalho.
Existem vários tipos de call to action (conhecidos também por CTA) nas nossas vidas, mas no post de hoje vamos falar dos CTAs utilizados no marketing de conteúdo, aqueles utilizados em lojas virtuais. Vamos falar também sobre como você deve utilizá-los.
Como são os Calls to Action utilizados em loja virtual
Chamada para ação é a tradução literal e também utilizada para nomear as chamadas sejam em texto, vídeo ou imagem utilizados para levar o visitante do seu site a realizar alguma ação, seja ela clicar em algum banner, informar o e-mail, conhecer algum produto, ou qualquer outra ação que o aproxime de uma compra.
Despertar o interesse é o principal objetivo dos CTAs, por isso, ele deve ser colocado em destaque na sua loja. Existem vários tipos de chamadas pra ação e vamos falar um pouquinho de cada um.
Pedido de comentário – quantas vezes você já viu expressões do tipo: “Deixe seu comentário”, “Comente”, esse tipo de call to action é muito utilizado em blogs, instablog e etc. Ele é importante para o engajamento e nele você pode encontrar a opinião do seu cliente sobre sua loja ou produto ou até mesmo sugestões dele para novos produtos. Mas lembre-se, convidar a comentar não é suficiente, o tema precisa ser interessante o suficiente para que ele queira escrever algo.
Pedido de compartilhamento – essa chamada para ação vem sendo utilizada desordenadamente e por isso quem utiliza acaba não conseguindo atingir os objetivos esperados. Ofereça conteúdos de qualidade, torne a descrição do seu produto tão interessante que seu visitante vai querer mandar pro amigo dizendo: “olha que massa!”
Direcionamento para outro produto – existem produtos que recebem muitos acessos porém não convertem, que tal colocar uma call to action na página desse produto para outro que você acha que irá vender mais? Quem trabalha com venda de produtos digitais pode também colocar a chamada para ler outro artigo ou para comprar o produto digital ao terminar de ler algum artigo interessante.
Informar o e-mail – seu cliente com certeza está com a caixa cheia de e-mails, então ele só vai te informar o e-mail se achar que sua newsletter vale a pena. Mostre pra ele que novidades surgem todos os dias e promoções também, mas que são por prazo determinado, assim, quanto antes ele souber das promoções, mais chances ele tem de conseguir comprar os melhores produtos pelos menores preços.
Preencher formulário de contato – esse call to action é mais específico para os casos de surgirem dúvidas do seu cliente sobre produtos ou processos dentro da loja.
Compre agora! – a chamada de ação mais importante da sua loja. Se você fez o marketing do seu produto, informou todas as suas características, mostrou pro seu cliente os benefícios que o produto pode trazer para a vida dele, por que não chamar para essa ação?
Cuidados importantes ao utilizar o Call to action
Atenção ao momento de cada Call to action pode fazer toda a diferença. Utilizar o “Compre agora!” antes de falar sobre o produto pode fazer com que seu produto abandone sua loja antes de explorá-la, assim como pedir para que ele compartilhe seu conteúdo sem que ele tenha tido oportunidade de ver melhor.
Observe cada etapa do acesso do seu comprador e coloque o call to action certo em cada momento da sua loja. Se você tem um blog relacionado à página, publique conteúdos realmente interessantes, dê espaço para comentar e chame para essa ação, possibilite o compartilhamento, responda os comentários, participe!
Dê espaço para que seu cliente tire suas dúvidas quanto ele já estiver na página do produto: chame para a ação de entrar em contato. E no momento em que você já tiver explicado como tudo funciona e falado tudo sobre o seu produto, chame para a ação de comprar.
Uma chamada para ação de cada vez
Eu sei que dá vontade de utilizar todos os CTAs de uma só vez, mas lembre-se do que foi exposto no início do post, seu cérebro vai escolher a ação mais prática, se você sugerir que o cliente comente, compartilhe, informe o email, entre em contato, veja outro produto e compre aquele produto, tudo de uma vez, é capaz que ele não faça nenhum e saia da página.
Se não souber qual usar, não tem problema nenhum testar. O call to action não é algo fixo. Utilize um, observe, analise o movimento da sua loja, veja quantas vezes houve o clique em relação a quantidade de acessos, inclua outro call to action, veja se a quantidade de cliques aumenta ou diminui, tire o primeiro e deixe o segundo, e por aí vai… você só sabe testando.
Existem formas de saber a conversão de cada chamada para ação, o Google Analytics e o URL Builder te dá um mundo de informações para você saber até mesmo qual cor utilizar nos botões.
Empresa especializada em loja virtual
Agora se você não tem tempo para fazer esses testes ou prefere não arriscar, utilizar uma consultoria pode ser o caminho mais rápido para o sucesso. A Kirzner do Brasil tem o know how na utilização de CTAs em cada tipo de loja virtual. Se você acessar www.kirznerdobrasil.com.br vai encontrar todo tipo de serviço que sua loja precisa e até mesmo se você ainda não tiver uma loja virtual, pode começar do zero com a ajuda de uma empresa com todo tipo de serviços voltados para e-commerce. Entre em contato e descubra.