Utilizando o Google Analytics para planejar campanha

Você já ouviu falar sobre o Google Analytics? Ele é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para monitorar e analisar a situação atual do seu site e te ajudar a escolher a melhor estratégia para ganhar mais visibilidade e com isso alcançar o seu cliente.

Se você ainda não usa essa ferramenta, deve ter muitas perguntas: onde acho, como instalar, como configurar, como analisar as informações que ela dá, entre outras. Esse post vai tratar do básico, aqui você vai aprender desde o início tudo sobre o Google Analytics.

Resultado de imagem para google

Como o Google Analytics vai me ajudar?

São muitas funcionalidades existentes na ferramenta, com ela você vai poder monitorar o perfil das pessoas que acessam seu site e assim ter uma ideia se está atingindo seu público alvo ou se deve fazer alguma modificação.

Além desse monitoramento, você também consegue saber quais as páginas do seu site são mais acessadas, assim, você pode colocar links e informações que jogam para outras páginas do seu site.

Se alguém clicar nesses links, você também vai saber. Assim como a origem geográfica dos acessos, os horários que os acessos mais acontecem, bem como o dia do mês e da semana, entre outros. Isso é de extrema importância na hora de planejar sua campanha.

Como instalo o Google Analytics?

Na verdade, ele não é um programa para ser instalado. Basta que você tenha uma conta no Google, que de preferência seja utilizada só para gerenciar seu site e não para uso pessoal, e depois acessar o site analytics.google.com para criar uma conta na ferramenta.

Ele é bem intuitivo e quando você entra já vai sendo guiado para a criação da conta. Depois de se inscrever no serviço, você receberá um código de acompanhamento. Esse código deverá ser incluído no cabeçalho de todas as páginas html do seu site, que utiliza o WordPress pode instalar um plugin e esse vai fazer todo esse serviço.

Depois de aguardar 24 horas para que o Google colete todas as informações do seu site para analisar, seu site estará pronto para te dar informações.

Resultado de imagem para google analytics

Como analisar as informações que o Google Analytics fornece?

Quando você abre o Google Analytics, você se depara com o gráfico de acessos no seu site, quantidade de visualizações, de cliques, quanto tempo normalmente as pessoas ficam no seu site, entre outros.

O menu lateral é muito rico e o ideal é que você entre em cada uma das opções para aprender todos os relatórios que essa ferramenta pode te oferecer.

É importante saber analisar o que os dados te mostram, não se apegue apenas a números altos. Sua página ter sido vista 100 mil vezes não quer dizer que ela alcançou 100 mil pessoas e muito menos se seu conteúdo é capaz de converter esses acessos em vendas.

Não tome decisões sem de fato analisar os números. Configurar seu site hoje e daqui a dois dias já querer tomar decisões baseado no que você analisou é muito complicado e perigoso. Entre no nosso site www.kirznerdobrasil.com.br , consulte um de nossos especialistas e veja como de fato e possível realizar essa análise.

Compartilhar