Em breve presenciaremos uma grande mudança no mercado eletrônico. O supermercado online vai começar a tomar seu espaço devido à grande demanda que há nesse nicho. A verdade é que o sonho da maioria das pessoas é não ter que perder todo aquele tempo que se perde em supermercados hoje em dia, além do tempo dedicado à escolha, ainda se perde tempo em fila e no trânsito.
Esse nicho não entrará com tanta força e continuará sendo regido pelas regradas ditadas pelos consumidores, que levam muito em consideração o tempo de entrega, a praticidade do serviço, a credibilidade da loja, bem como a personalização no atendimento. Sem deixar de se atentar a origem dos produtos.
A inteligência artificial vai dar uma mãozinha
Para agilizar o processo, serão utilizados algoritmos que tornaram mais rápidas as reposições dos produtos e também a tão valorizada personalização do atendimento. Mas não é só isso… a inteligência artificial vai ajudar de muitas outras formas os supermercados on-line.
Um termo que vem sendo muito utilizado é “internet das coisas” e o exemplo mais fácil que gosto de citar e a SmartTV. Ela tem internet apesar de não ser inicialmente um dispositivo para ser conectado. Com o tempo, veremos cada vez mais dispositivo assim, o relógio é mais um exemplo, ele fica conectado com o seu celular e fornece um mundo de informações.
Em breve, veremos geladeiras inteligentes e até mesmo dispensas em que seja possível fornecer as informações quando os produtos forem inseridos e ela dará a informação quando o produto estiver próximo do fim.
Mas a pergunta que as pessoas envolvidas no mercado eletrônico e no nicho de supermercado estão se fazendo é como será essa migração. Quais os itens terão mais dificuldade, quais serão os mais pedidos, como serão tratados os perecíveis, como será a segmentação e etc.
Supermercado on-line, como será feita a entrega?
Devido à natureza do negócio, a entrega não poderá ser demorada como no caso de eletrônicos, por exemplo. Apenas algumas horas depois, ou no máximo no dia seguinte, as compras deverão estar na residência do cliente.
Deverá haver uma rede de abastecimento que irá incluir também os pequenos fornecedores devido à proximidade com o cliente final. Os aplicativos informarão as melhores opções para o cliente e poderá, inclusive, retirar os produtos em postos específicos.
As lojas físicas poderão se beneficiar muito desse novo modelo de negócio, diferente do que muitos pensam. Alguns proprietários mais conservadores e ainda não conectados ao novo mundo da internet estão com medo, mas essa nova modalidade tem tudo para ser boa até pra eles.
As lojas físicas não serão apenas estoque
Mesmo com toda essa modernidade, muitos ainda vão preferir a experiência sensorial. Ver o produto de perto, sentir o cheiro dos vegetais, o sabor de alguns alimentos com degustação e é aí que as lojas físicas se fortalecerão, se tornando um ponto de entrega dos produtos solicitados pela internet, mas também um fornecedor essa experiência física.
Se você já tem um negócio online ou já tem um supermercado, se prepare para essa super mudança. A Kirzner do Brasil pode te ajudar a realizar essa migração de maneira gradual e lucrativa. Nós somos especialistas em loja virtual e oferecemos diversos serviços voltados para esse tipo de negócio. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e confira.