Saiba como preparar sua empresa para a Black Friday

Evento que começou fora do Brasil e deixa o mundo todo em frenesi, a Black Friday chegou por aqui há alguns anos e começou polêmica. Hoje, o que podemos garantir é que é uma data tão ou mais importante que outras datas comerciais que já eram consolidadas aqui há décadas e tem um potencial de venda que não pode ser negligenciado.

Normalmente, a Black Friday é na última sexta-feira do mês de novembro e devido a isso, é bom já ir se preparando, afinal, isso é daqui a dois meses. Dá para ganhar dinheiro? Dá para fazer uma ação legal? Dá para desencalhar aquele produto que já está encalhado há muito tempo? Dá para divulgar novos produtos? Vamos tirar todas essas dúvidas nesse post que você totalmente dedicado à Black Friday.

Como funciona a Black Friday?

Para resumir e ir direto ao ponto: é um dia em que as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, dão descontos significativos em seus produtos. Não são descontinhos não… esqueça 10%, 15%, 20%… os descontos da Black Friday são de 50% para cima, chegando até 90% em alguns casos, e é por isso que é preciso se planejar muito.

Como o brasileiro é o rei do marketing, por aqui i povo já aproveita a semana toda: tem black week, black weekend e já inventaram apelido para todos os dias que estão próximos da black Friday.

Logo que começou aqui no Brasil, houve muitas fraudes, já que algumas lojas anunciavam os descontos, mas não verdade não tinha desconto nenhum, aquele era o preço do produto que no dia era editado para fingir que houve um desconto. Apenas para citar um exemplo, a loja fazia assim: um celular que normalmente custava R$1999, na Black Friday estava pelos mesmo R$1999, mas anunciado que antes custava R$2999. Passaram até a chamar de Black Fraude.

Depois destes ocorridos, os consumidores brasileiros ficaram mais atentos e não caíram mais nestas armadilhas. Até lojas que aumentaram seus preços dias antes, começaram a ficar visadas e receber denúncias.

Como lucrar de fato na Black Friday

É importante lembrar que a data é próxima do Natal e se você tem um produto a lançar, pode ser que seja interessante esperar um pouquinho, não lançando na Black Friday. Essa é a hora de se desfazer daqueles produtos encalhados, de oferecer combos onde o produto principal esteja com o preço normal, mas o que vem junto esteja com preço de Black Friday, e por aí vai.

Para se dar bem, comece a se planejar de agora. Comece escolhendo os produtos corretos e também estude quanto de desconto é possível oferecer sem ter prejuízo. Lembrando que produto que está saindo de linha ou de moda, pode até não ter mais chances de venda, sendo assim, talvez seja interessante aumentar bastante esse desconto aí.

Não se esqueça de que é Black Friday pra você também. Negocie com seu fornecedor, compre uma quantidade maior que a de costume, faça uma compra de vários produtos juntos e peça a ele um desconto por isso, assim, você pode repassar parte do desconto para seu cliente sem perder lucro.

Consultoria para a Black Friday

Está precisando de uma ajudinha a mais? Que tal contratar uma empresa que vai te ajudar a fazer todo esse planejamento? A Kirzner do Brasil está aqui pra isso. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e veja todos os produtos que nós temos a oferecer para sua loja virtual. Ainda não tem um e-commerce, podemos montar um pra você e ainda dá tempo de lucrar na Black Friday.

 

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