Novos termos surgem todos os dias para quem trabalha na internet. Você já ouviu falar de CDN? E Redes de Distribuição de Conteúdo? Pois é, é a mesma coisa. CDN é a sigla em inglês para Redes de Distribuição de Conteúdo, Content Delivey Network. E o post de hoje é para explicar exatamente o que é isso.
Basicamente, a CDN é a definição de um grupo de servidores que são responsáveis por distribuir o conteúdo da Web e deixa-lo disponível de forma fácil sem abrir mão da segurança e da rapidez.
Existem várias marcas que fazem esse serviço e entre as principais podemos citar:
- Akamai
- MaxCDN
- Cloudflare
- Incapsula
Para que serve esse conteúdo distribuído?
O conteúdo pode ser dinâmico ou estático, sendo que o primeiro é quando o que é apresentado para o usuário não permanece igual, ou seja, é disponibilizada uma versão original e ela vai sendo modificada, como é o caso de um produto a venda, seu preço muda, sua disponibilidade na loja, e etc. Já o conteúdo estático é aquele disponibilizado de forma fixa, ou seja, o conteúdo não se modifica.
O papel da CDN é de reproduzir o conteúdo que não está armazenado nela, mas sim em um servidor central, por isso ela é uma rede de Distribuição. Fazem parte dessa rede os Pontos de Presença que se encontram em vários lugares do mundo, são conhecidos pela sigla PoP e se conectam entre si.
Sem a CDN, o tempo de resposta demora mais por causa da distância entre o usuário e o servidor central. Na CDN uma cópia dos dados já fica armazenada e pela distância do usuário ser menor, o tempo de resposta é igualmente menor.
Vantagens da CDN
As principais vantagens das Redes de Distribuição de Conteúdo são a segurança, o custo, a velocidade e a disponibilidade do conteúdo. Com as notícias quase diárias sobre pessoas que caíram em fraudes na internet, prezar pela segurança é o mínimo que o dono de um site deve fazer.
O custo benefício da Content Delivery Network depende da sua demanda. Você não precisa de mais conteúdo armazenado do que seus usuários precisam. Além disso, você não precisará investir em infraestrutura, a CDN fica responsável por isso.
Ninguém mais quer ficar esperando uma página carregar, se você usa uma CDN, seu usuário não precisará esperar, assim ele não desistirá do seu site. Já a disponibilidade de conteúdo fica garantida pela CDN no caso de seu site receber uma explosão de acesso repentinamente, o que não é garantido se você não tiver CDN.
Quem precisa de uma CDN?
A Kirzner do Brasil aconselha aos mais variados clientes a contratarem uma Rede de Distribuição de Conteúdo. Seja E-commerce, empresa de Marketing, sites de jogos online, entretenimentos em geral, e muito mais.
Tanto pra você quanto pra seu usuário, a CDN é importante. Não perca mais tempo, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores, ele irá mostrar os serviços que você mais precisa para não precisar se preocupar com a infraestrutura do site, apenas em oferecer o seu conteúdo..