O que não falta são lojas virtuais! Em meio a uma crise financeira, será que ainda podemos considerá-las como negócios em expansão? Ainda vale a pena vender pela internet?
No post de hoje, você verá como está o mercado de vendas on-line e 4 motivos para abrir um e-commerce. Por fim, você entenderá o que deve ser levado em consideração no momento de começar sua estratégia de vendas.
Pronto? Boa leitura!
O mercado em expansão
Você sabia que o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2017, mesmo com a crise financeira vivida pelo país? Somente no primeiro semestre, o valor foi de R$ 21 bilhões. Isso significa que o mercado de vendas on-line ainda está em expansão e caminha melhor que o ramo varejista, uma vez que é esperado recuo de 6%.
Diante desses dados, você deveria pensar em criar sua loja virtual agora. Dessa forma, você aproveitará o crescimento do mercado e conseguirá faturar ainda mais. Quer ver as grandes vantagens que sua marca pode conquistar? Confira agora conosco!
Os benefícios do e-commerce
Além de conseguir aumentar seu faturamento com vendas, vender pela internet trará outros grandes benefícios para sua marca. Veja agora os 4 maiores motivos para você abrir um e-commerce.
1. Atuação em um novo mercado
Você percebeu quantas pessoas procuram por produtos na internet. Muitos deles estão prontos para concretizar suas compras de maneira on-line. Sendo assim, atuar em um novo mercado pode proporcionar um grande aumento no seu número de vendas.
2. Aumento de visibilidade
Além de atuar em um novo mercado e lucrar diretamente com ele, você pode fortalecer sua marca atuando pela internet. Muitos usuários usam os sistemas de e-commerce para escolher com comodidade seus produtos, mas finalizam suas compras presencialmente.
3. Maior eficiência da comunicação
Com um e-commerce, você pode se comunicar de forma eficaz com seu público e entender quais são suas preferencias e maiores desejos. Além disso, divulgar seus produtos fica ainda mais fácil, uma vez que sua clientela poderá conhecer seu catálogo de itens com apenas um clique.
4. Fidelização de clientes
Por fim, sua loja virtual também é útil para fidelizar seus clientes. A partir de estratégias de atuação em Marketing Digital (e no próprio estabelecimento físico), você pode oferecer descontos para seus consumidores, além de enviar e-mails periódicos com produtos desejados pelos usuários ou que possam complementar os já adquiridos.
Os pontos para atenção
Para que seu investimento surta o efeito desejo, preste atenção a alguns pontos importantes:
Estratégia de ação
Quais são seus objetivos com seu e-commerce? Quanto pretende faturar? Como será feita sua divulgação e qual será o investimento? Para responder a todas essas perguntas, você precisa de uma estratégia de ação. Com ela, você definirá todos os passos necessários para não somente criar seu e-commerce, mas fazer dele um sucesso!
Contratação de uma empresa especializada
Nem sempre os empresários dispõem de tempo e conhecimento necessário para planejar e executar todas as tarefas demandadas para que sua loja tenha sucesso. Por isso, contratar uma agência é uma ótima opção. Além de disporem do know-how que você precisa, elas têm experiência para ajudá-lo a fazer das suas ideias, realidade.
Porém, certifique-se de que a empresa escolhida tenha:
- boa reputação;
- vários cases de sucesso;
- suporte adequado;
- condições para avaliar suas métricas;
- avaliações positivas.
Ainda que muitas empresas não tenham tido retorno com suas lojas virtuais, isso não significa que você terá o mesmo destino. Pelo contrário, a tendência de marcas que se organizam é ter negócios em expansão. Por isso, planeje sua atuação nesse mercado em crescimento e comece a agir.
Você tem alguma dúvida quanto a essa expansão? Tem algum medo de investir em e-commerce? Conte para a gente suas experiências e sensações. Esperamos seu comentário.