Uma pesquisa conduzida pelo DataCorp mostrou que 70,57% dos gestores dizem utilizar o Google Analytics em suas análises e mensuração de dados relacionados à navegação de sites. A ferramenta permite identificar de onde veio o consumidor (buscadores, anúncios, etc.), sua localização geográfica, entre outras métricas para e-commerce.
Essas métricas auxiliam na gestão, direcionando os gestores a realizar boas práticas, além de proporcionar uma ampla visão do que precisa ser aperfeiçoado. Neste post, vamos conhecer um pouco do conceito e quais as mais importantes para o comércio virtual. Acompanhe!
O que são métricas?
Basicamente são todos os resultados, sejam eles numéricos ou não, de um negócio, relacionados ao seu desempenho estratégico. Dentro do e-commerce, as métricas podem estar ligadas a diferentes áreas como financeira, marketing digital, administração e TI.
Elas têm o objetivo de avaliar o desempenho do negócio, servindo de base para sustentar decisões e tirar conclusões relevantes das ações tomadas. É importante que as métricas se tornem parte da linguagem operacional da loja virtual, dessa forma você poderá fundamentar ações com base quantitativa e reagir de forma rápida aos diferentes cenários.
Quais as métricas para e-commerce mais importantes?
Todas são importantes, contudo, é preciso determinar objetivos e metas que o negócio deve alcançar. A partir daí é possível identificar as métricas mais interessantes, que vão favorecer os objetivos de forma concreta.
1. Custo de Aquisição de Clientes
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o somatório dos valores investidos para que os clientes cheguem até a sua loja virtual dividido pelo número de clientes adquiridos. Quanto menor o CAC do empreendimento, mais assertiva é a estratégia de retenção.
O cálculo é feito da seguinte forma: soma do investimento para aquisição de um cliente / número de clientes adquiridos.
Vale ressaltar que o cálculo só estará correto se todos os gastos com comunicação e propaganda forem registrados. Do contrário, o gestor poderá gerar valores irreais e que podem dar uma falsa sensação de sucesso da estratégia.
O CAC possibilita saber quanto será necessário investir em aquisição para alcançar metas durante cada período, mantendo o crescimento escalável (e saudável).
Todos os custos devem fazer parte do cálculo, a exemplo dos anúncios pagos, promoções, usos de ferramentas, e-mail marketing, entre outros investimentos realizados pelo negócio para a atração de clientes.
Nesse contexto, se o custo de aquisição de clientes for maior que o consumo médio de cada um, quer dizer que o negócio está operando no prejuízo, o que exigirá mudanças na estratégia de prospecção, aquisição e até precificação.
2. Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão refere-se ao índice de visitantes que estão interagindo com o seu e-commerce. Em linhas gerais, quanto maior a taxa de conversão, mais interessante é para o negócio. Isso representa que os visitantes estão sendo atraídos pela sua proposta.
O cálculo é feito da seguinte forma: (Nº de visitantes que fizeram alguma ação / Nº de Visitantes) x 100
Multiplicar por 100 dará uma porcentagem de visitantes que compraram um produto.
A taxa de conversão baixa significa que os visitantes do site não estão fazendo algo importante para o negócio: comprar.
São vários os fatores que podem levar à baixa taxa de conversão e a decisão de compra do cliente. Entre eles, é possível destacar:
- preço alto dos produtos ou do frete;
- falta de clareza nas informações ou descrição de produtos;
- pouca variedade de meios de pagamento ou taxas elevadas (geralmente para cartões de crédito);
- anúncios que atraem o público errado.
3. Taxa de abandono de carrinho
Conhecer a taxa de conversão é só o primeiro passo, uma vez que é fundamental entender em quais fases do funil de vendas as pessoas têm desistido mais. Dessa forma, é possível saber exatamente qual processo será preciso fazer mudanças.
Por exemplo, se a maioria dos visitantes desiste da compra durante o preenchimento do formulário, significa que ele é muito extenso e precisa ser encurtado.
A taxa de abandono é calculada da seguinte forma: (Nº de visitante que colocam um produto no carrinho / Nº de visitantes que realizam uma compra) x 100
Se muitos visitantes adicionam algum produto no carrinho significa que eles tiveram interesse em sua aquisição. O fato dele não concluir a compra é um indicativo de que alguma etapa do processo deve ser ajustada.
4. Ticket Médio
O Ticket Médio representa o valor médio de compra dos clientes que consomem do seu e-commerce. Essa métrica auxilia no entendimento de quantos clientes são necessários para atingir metas de vendas. Também permite saber se o negócio está gastando mais que o necessário para atrair consumidores.
O cálculo do Ticket Médio é o seguinte: soma do valor das vendas (R$) / número de vendas concluídas
Por exemplo, se em um mês o e-commerce vendeu um total de R$ 5.000 e ele é resultado de 25 compras, o ticket médio será de R$ 200.
Nesse ponto, a métrica varia conforme o tipo de produto ofertado, o nicho que está inserido, sazonalidade, entre outros fatores.
5. ROI — Retorno sobre o investimento
O ROI é uma métrica que funciona como indicador de performance financeira cujo intuito é avaliar a rentabilidade dos investimentos, bem como sua comparação à eficiência de diferentes investimentos. Na prática, essa métrica permite saber se um determinado investimento gerou lucro ou prejuízo. Pode ser mídia paga, ferramentas novas, treinamentos, etc.
A partir do cálculo é possível avaliar quais valeram ou não a pena e como aperfeiçoar aqueles que estão funcionando para melhorar seu desempenho. O gestor tem em suas mãos uma ferramenta que avalia quais ações contribuem para os resultados da empresa.
Baseado no ROI, o e-commerce pode planejar investimentos, traçar metas, buscar resultados, saber se está valendo a pena ou não investir em determinadas ações e projetos, dentre outros.
Por que o e-commerce deve se preocupar com suas métricas?
As métricas estão intrinsecamente ligadas ao desempenho da companhia. O motivo é que elas demonstram por meio de dados se os resultados obtidos são satisfatórios e vão manter sua lucratividade e crescimento.
Com elas, os gestores conseguem entender e prever o futuro, além de se preparar para os períodos de alta e baixa demanda. As métricas para e-commerce auxiliam na tomada de decisões em função dos objetivos do negócio, facilitando sua caminhada e aumentando suas chances de sucesso.
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