Conhecer a lei de qualquer negócio a que você esteja se dedicando é primordial e deve ser o primeiro passo se você quer ter sucesso. A regulamentação existe para qualquer atividade e no caso de e-commerce, é preciso entender que nem todo cliente está à vontade no ambiente virtual. Mostrar um site seguro, diminui esse medo do cliente.
A legislação do e-commerce é pouco conhecida, mas é bem abrangente e muito detalhista, e isso ajuda demais porque você não fica em dúvida do que tem que fazer e das regras a serem cumpridas. Então na legislação, você encontra tudo o que não pode faltar no site da loja, além como as medidas que devem ser adotadas para que a privacidade do clientes e sigilo dos seus dados não sejam postos em risco.
Vantagens de seguir a legislação do e-commerce
Seguir as leis é obrigatório, então não precisa haver uma vantagem para que você siga… mas não veja isso só como uma obrigação, existem muitos vantagens além de não ter problemas jurídicos.
Sua loja virtual fica muito mais valorizada quando você instala certificações digitais e esse também é um ponto quase obrigatório, afinal, se você tiver um problema de segurança com sua loja isso pode jogar a reputação da sua loja lá pra baixo e ser quase impossível recuperar, já que um cliente pode fazer uma avaliação ruim da sua loja e publicar. Agora, quando você tem uma boa reputação isso atrai cada vez mais clientes.
Seguir a legislação do e-commerce vai melhorar a gestão da sua loja online, além disso, não pense que os negócios na internet não têm regras, aqui no Brasil, além de ter que seguir o Código de Defesa do Consumidor, também é necessário seguir a Lei 7.962 que é para comércio eletrônico.
Pontos mais importantes da legislação do e-commerce
Antes de qualquer coisa, saiba que descumprir as leis gera multas e no caso de uma ação judicial você pode não ter mais como seguir com sua loja. Mesmo que parece caro cumprir as regras, deixar de cumpri-las pode sair mais caro ainda.
Os consumidores que têm conhecimento se sentem mais seguros com a existência de uma legislação regulando os negócios online. Mas a concorrência fica muito mais saudável quando há uma legislação, afinal, todos precisam seguir as regras e se seu concorrente não estiver fazendo, você pode denunciar. Não importa se você é grande ou pequeno, precisa seguir as regras.
A lei determina que você informe no seu site o nome da empresa e o CNPJ e se não houve, o CPF do fornecedor que está no cadastro; o endereço físico para localização; as características principais do produto; o valor discriminado de seguros e fretes; modalidades de pagamento, formas de entrega e etc.
É preciso também facilitar o atendimento às demandas do comprador, isso fica bem claro no texto da lei que exige que seja possível contatar a empresa de forma rápida e efetiva. Os canais de atendimento exigidos não são explícitos, mas é preciso responder ao cliente em menos de 5 dias.
Se você não quer arriscar deixar de cumprir alguma parte da lei, você pode pedir uma consultoria à Kirzner do Brasil em www.kirznerdobrasil.com.br. Nós já ajustamos várias lojas ao que a legislação pede e sabemos exatamente o que você precisa.