Há dois anos atrás, essa pergunta soaria totalmente absurda, afinal o Facebook era a principal rede social quando se tratava de vendas e o Instagram além de não ser tão falado, não era muito utilizado para divulgação de produtos.
Mas o último trimestre do ano passado, a Nuvem Shop realizou um estudo que mostra o Instagram como a principal rede social para e-commerce com 70% das vendas sem deixar espaço para que o Facebook, em segundo lugar, o alcance, afinal o Face hoje só tem 27% das vendas.
Uma outra informação importante que essa consultoria levantou foi que 24% das operações feitas pela internet tem procedência nas redes sociais, isso representa quase um quarto de todas as operações. Dessas operações 17% convertem em receita.
Os números podem não dizer muita coisa para quem não conhecem os dados dos anos anteriores, mas quando comparamos com 2017, o crescimento das vendas provenientes de redes sociais foi de 4%. Outra comparação interessante é entre os números do Facebook versus Instagram, já que o número inverteu completamente, ou seja, a fatia que em 2017 era do Facebook hoje é do Instagram e vice versa.
O bum do Instagram
Se você teve a impressão de que o Instagram cresceu no último ano, você está certo. O Brasil, em número de usuários, só perde para os Estados Unidos. No mundo todo, o Instagram tem mais de meio bilhão (você não leu errado e nem houve erro de digitação, é bilhão mesmo) de contas.
Os números extraordinários não param por aí, são 1 bilhão e meio milhão de curtidas todos os dias e tem mais de 1400 perfis de grandes marcas no mundo. E se você está querendo colocar sua loja no mundo virtual, começar pelo Instagram será uma ótima ideia.
O principal motivo do sucesso do Instagram é devido à facilidade e rapidez de acessar a internet a partir do celular, com isso, os consumidores estão migrando dos computadores para os diversos dispositivos móveis.
Como vender no Instagram
Existem várias formas de vender pelo Instagram. Abaixo citamos algumas delas:
– Divulgação por meio de publiposts: quando o perfil não é exclusivo para vendas, mas fala sobre um produto fazendo uso dele, por exemplo. O alcance se limita aos seguidores da página e alguns compartilhamentos.
– Divulgação por meio de posts pagos: nesse caso, o dono do produto paga ao Instagram para divulgar o produto. O alcance é escolhido na hora da compra do post pago.
– Divulgação por meio de Stories: assim como no publipost, qualquer pessoa pode fazer e o alcance é similar ao publipost.
– Divulgação por meio de Stories pagos: é o post pago em versão de story.
– Perfil de loja: é quando o perfil é específico para vendas, ou seja, você faz um perfil apenas para divulgar os produtos de sua loja.
Se você está querendo divulgar seus produtos nas redes sociais, mas não sabe por onde começar, fale com a Kirzner do Brasil. Nós temos consultores especialistas nesse tipo de divulgação e poderemos colocar sua loja no topo das vendas.
Entre em contato com a gente através do telefone 0800 591 2170 ou pelo nosso site e saiba mais sobre como trabalhar as redes sociais.