Você sabe quais são as diferenças entre marketplace e e-commerce? Embora muitas pessoas confundam esses termos, na prática, eles são bastante diferentes. Assim, uma escolha incorreta pode fazer com que os empreendedores não vendam o quanto poderiam.
Para início de conversa, vamos definir cada um deles:
- marketplace é um site em forma de shopping virtual no qual diversas lojas diferentes oferecem seus produtos, bem parecido com o que acontece nos shoppings físicos. Sendo assim, o consumidor pode, em um único lugar, escolher de qual loja ele comprará. Sites como submarino.com.br e americanas.com.br são ótimos exemplos de marketplaces. Em seus sistemas, é possível encontrar e escolher produtos de diferentes vendedores.
- e-commerce é a loja virtual própria e exclusiva de cada empresa, na qual os donos são responsáveis pelo gerenciamento de cada detalhe do seu site. Nesse caso, há apenas um único vendedor. Sendo assim, no endereço virtual, o consumidor só pode adquirir os itens daquela loja específica.
Agora estamos prontos para ver quais são as principais diferenças entre os dois modelos de vendas pela internet.
Com o post de hoje, você poderá adquirir conhecimento suficiente para decidir qual é o modelo mais adequado para o seu negócio. Está pronto? Boa leitura!
Perfis de atuação
Uma grande diferença entre marketplace e e-commerce está no perfil dos negócios. As duas opções são interessantes e mostram a vontade de empreender.
Independentemente do modelo escolhido, diversas questões precisam ser resolvidas, como:
- decisão do nome e compra do domínio;
- escolha de hospedagem;
- criação de design e programação do website;
- decisão de preços praticados;
- escolha de promoções atraentes.
Porém, nem todos estão dispostos a administrar um negócio que controle além da sua loja, diversas outras. Esse tipo de pessoa, normalmente escolherá o e-commerce.
Por outro lado, há aquelas pessoas que já planejam o futuro e querem caminhar em direção a ele. Não se importam em administrar muitas coisas e querem entender qual negócio dará maior lucro hoje e amanhã.
Visibilidade
Quanto maior a gama de produtos, mais fácil é divulgar seu site de vendas, não é mesmo? Dessa maneira, o cliente encontrará o que procura e sentirá que poderá contar com a loja para fazer as suas compras.
Por isso, criar seu próprio marketplace pode ser interessante, visto que você recrutará vendedores dos diversos seguimentos que você selecionar. Dessa maneira, seu catálogo de produtos será maior. Os próprios vendedores poderão auxiliá-lo nisso indiretamente. Quando forem divulgar suas seções e produtos, estarão divulgando o seu negócio.
Os e-commerces contam apenas com os produtos vendidos por você. Sendo assim, é importante que você tente aumentar o número de produtos disponíveis e aproveitar cada oportunidade para divulgar seu negócio. Algumas lojas conseguem, com planejamento e investimento, tornar suas lojas aconchegantes e interessantes para seus usuários.
Em todo caso, é importante investir em estratégias de marketing digital como e-mail marketing, uso das redes sociais e SEO para garantir que sua loja será conhecida do seu público-alvo.
Lucro
Uma das partes mais importantes de todo negócio é o lucro, que é o que permite que as empresas continuem funcionando e sendo atrativas para seus clientes.
Com um e-commerce você lucrará apenas com os produtos que você vender. Dessa maneira, o peso de precificar recai somente sobre você. Com o marketplace é um pouco diferente.
Embora você também possa ser um vendedor da loja, outros vendedores poderão dar lucro ao seu negócio com cada venda realizada. Você ganhará uma comissão, escolhida por você.
Sendo assim, mesmo que você não tenha produtos vendidos por você, terá lucros a partir das comissões. Outra forma de lucro está nos planos de assinaturas. Nele, cada vendedor pagará uma taxa para participar do seu negócio. Isso garante, também, capital necessário para que sua loja aposte em marketing, segurança, etc.
Por isso, todo investimento efetuado não será em vão, caso todo o processo seja bem-feito e realizado por pessoas que entendem do assunto.
Administração
Com o e-commerce você pode controlar o que acontece em toda sua loja. Desde configurações básicas a formas de pagamento. Isso significa que você possui todo controle em sua mão.
Com o marketplace não é diferente. Porém, há mais opções para serem exploradas. É também necessário controlar as opções de outros vendedores. Você definirá questões como:
- comissões;
- mensalidades ou anuidade;
- escolher formas de aprovação de produtos (manual ou automática);
- escolher como as contas serão aprovadas (manual ou automática);
Além disso, conta com painéis completos para os vendedores mudarem a estrutura da sua própria loja em seu marketplace. Por exemplo, pode-se modificar as formas de envio e até colocar a loja em modo férias, caso fique inativo por algum período.
Sendo assim, o dono do negócio possui mais variáveis para controlar e praticar todo seu lado empreendedor.
Você está em dúvida sobre qual modelo de negócios deve escolher? Primeiramente, lembre-se de qual é o significado da palavra investimento. Ela não é sinônimo de gasto. Enquanto investir está ligado ao emprego de capital financeiro que trará lucro no futuro, gastar é algo que não podemos recuperar. Dessa maneira, não hesite em empregar seus recursos, visto que eles são importantes para que seu modelo tenha sucesso.
Além disso, lembre-se de quais são as suas características. Se você quer mais do que vender, escolha o marketplace sem pensar. Com ele, além de vender seus próprios produtos, poderá veicular o que outras empresas ou pessoas vendem e, de qualquer forma, lucrar com a compra do usuário.
Caso você não tenha paciência para isso ou só queira vender seus produtos sem se preocupar com outras decisões, o e-commerce será uma escolha excelente para você.
Sendo assim, escolher o modelo de negócios deve ser uma escolha que vai além do financeiro, uma vez que investimentos bem empregados retornam em forma de lucro e visibilidade.
Você entendeu qual é a diferença entre marketplace e e-commerce? Esperamos que você tenha conseguido decidir qual é a melhor forma de vender pela internet. Se você quer se manter atualizado por meio de conteúdos interessantes como esse, curta a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado.