O Dropshipping é uma estratégia interessante de e-commerce porque trabalha com o estoque do fornecedor oferecendo muitas vantagens, mas que requer certos cuidados. O fato de não ter que gerenciar e manter um estoque facilita consideravelmente qualquer negócio online, mas quando se trata de um e-commerce de casa & decoração, essa vantagem é potencializada.
Imagine oferecer uma super variedade de produtos e marcas para seus clientes? Em um negócio tradicional isso seria muito complicado, afinal, manter um estoque grande e variado não é simples e muito menos fácil. Mas utilizando o Dropshipping isso é possível.
Com essa técnica você utiliza os estoques de seus fornecedores, e pode oferecer o que seu cliente procura, vendendo muito mais sem ter que investir em estoque.
Por que dropshipping em casa & decoração?
Existem muitos motivos para utilizar essa técnica nesse segmento, entre eles o fato de que os produtos costumam ter um preço alto, e manter em estoque esses itens impactaria diretamente no fluxo de caixa. Além disso, quando um produto tem o valor alto ele tem mais chances de encalhar no estoque, e o custo de um produto assim pode impedir até mesmo a continuidade dos negócios de menor porte.
Comprar o produto apenas depois de efetuar a venda para o cliente também reduz consideravelmente o risco operacional porque você vai eliminar as perdas, quebras e o estoque virtual que é quando o produto já acabou, mas no sistema ele ainda consta. Outra questão que se reduz é a logística de envio: armazenar, depois preparar e embalar o produto e enviar para o cliente.
Pontos críticos do dropshipping
Se um método fosse perfeito, os demais deixariam de existir. E por mais que o dropshipping seja um método de loja online que vem ganhando cada vez mais adeptos, ele também possui algumas desvantagens.
Para começar, como as compras dos clientes finais são realizadas uma por vez, você não consegue desconto com seu fornecedor por quantidade e também acaba tendo que mudar os preços dos seus produtos com frequência por causa da mudança de preço de seus fornecedores.
Não se esqueça de que o estoque não é seu. Sendo assim, estar sempre em contato com o fornecedor é crucial para não acabar vendendo um produto que já está esgotado. Você também pode optar por integrar seu sistema com os sistemas dos seus fornecedores e assim facilitar o processo. Esse sistema integrado nem sempre é financeiramente acessível, mas conforme sua loja for crescendo, avalie se vale o investimento.
O frete é por fornecedor, então se o seu cliente estiver na sua loja, realizando uma compra única, porém de produtos de fornecedores diferentes, cada um terá um valor de frete diferente, e você precisa deixar isso bem claro para o seu cliente, porque, com certeza, a ideia dele é de que irá pagar apenas um frete.
Como você pode ver, o dropshipping pode ser uma alternativa super interessante para um e-commerce de casa & decoração. Se esse é seu nicho, fale com a Kirzner do Brasil, nós podemos te ajudar a montar a melhor estratégia para tirar o máximo proveito desse modelo de negócio. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e saiba mais.