Está precisando aumentar o número de vendas? Esse é um dos grandes benefícios do SEO para e-commerce. Você acharia legal se muitas das pessoas que pesquisam sobre um produto que você vende parassem em seu negócio? Esse é um dos resultados que você pode ter com essa estratégia!
No post de hoje, mostraremos 4 incríveis vantagens de utilizar SEO na sua empresa. Antes disso, você verá o que, de fato, é essa tática e como ela funciona. Pronto para levar seu negócio para o próximo estágio? Então continue conosco!
O que é SEO
SEO (Search Engine Optimization) se refere a técnicas de otimização de páginas de blogs e sites para os motores de pesquisa como o Google. Essas ações são úteis para conseguir boas colocações no ranqueamento orgânico dos sistemas de busca, a fim de gerar tráfego e autoridade para a marca.
Esse tipo de estratégia é fundamental para que seu negócio ganhe mais destaque e aumente sua visibilidade no mundo digital. Com isso, a chance de ter mais contatos (leads), clientes e lucro para a empresa aumenta.
O principal desejo das ações de SEO é levar suas páginas para os primeiros lugares da pesquisa do Google. Você está perdendo muitas visitas caso esteja longe das primeiras posições, visto que 90% das pessoas que fazem pesquisa clicam apenas nos resultados da primeira página.
Como funciona
Para que você consiga melhores resultados com SEO, é necessário fazer um planejamento com todas ações que você deve tomar para que os motores de busca entendam e avaliem positivamente a sua página. As técnicas podem ser divididas em SEO on-page e off-page.
SEO on-page
As estratégias on-page são realizadas em suas próprias páginas. Dessa forma, o objetivo é corrigir ou aplicar conceitos que façam com que seu site seja melhor compreendido pelos sistemas de pesquisa.
Algumas ações importantes são:
- diminuir o tempo de carregamento;
- fazer com que seu site seja responsivo;
- produzir materiais de qualidade e formatá-los;
- descrever suas imagens e suas páginas;
- evitar conteúdo duplicado;
- criar pautas a partir do estudo de palavras-chave.
SEO off-page
Além da qualidade da sua plataforma de vendas, o Google julga, no momento de classificar seu site, outros aspectos ligados à confiança que seu domínio transmite. Para que seu site seja considerado importante, ele deve receber links de sites com autoridade no sistema de busca. Algumas formas de conseguir isso incluem:
- propagar seu conteúdo nas redes sociais, grupos e fóruns de maneira natural, isto é, sem fazer spam;
- convidar especialistas para analisar determinados produtos e divulgar esse conteúdo em sua página;
- promover parceiras com sites para que os usuários deles possam acessar sua página (dê cupons de desconto ou faça outros tipos de promoções).
Todos esses itens procuram atrair outros sites já conhecidos para aumentar a reputação das suas páginas. Além de gerar tráfego direto para você, isso ajudará a conquistar mais clientes via pesquisa orgânica.
Quais são os benefícios do SEO para e-commerce
Você já viu que pode ter vários benefícios usando as estratégias de SEO. Veja agora como seu lucro aumentará caso as técnicas sejam bem-sucedidas:
1. Ganhar visibilidade no Google
Nós já vimos que ganhar visibilidade no Google é algo altamente lucrativo para sua loja virtual. Em 2015, 51% dos usuários de smartphones fizeram buscas que resultaram em conhecimento de novas empresas ou produtos. Além disso, as pesquisas anuais nos sistemas de busca já chegaram a números incríveis: 2 trilhões!
Isso mostra que o poder da rede de pesquisa é muito grande, e pode fazer seu negócio mudar de patamar. Por fim, lembre-se de que uma loja virtual pode aumentar sua visibilidade utilizando o Google Merchant. Essa ferramenta permite que seus itens sejam encontrados no Google Shopping.
2. Conseguir tráfego qualificado
Outra vantagem de utilizar as técnicas de SEO é obter tráfego qualificado. A chance de que esses visitantes estejam realmente interessados em seus produtos é maior, uma vez que estão pesquisando por eles.
Imagine que certo usuário procure por “promoções para comprar um fogão”. Podemos inferir que quem pesquisou deseja adquirir fogões e está a espera de uma promoção para concretizar a compra.
Dessa forma, esse tipo de visita está preparado para converter, pois procura por aquilo que seu e-commerce pode proporcionar. Restará à sua empresa receber bem esse visitante e começar um relacionamento com ele que seja em longo prazo.
3. Divulgar e fortalecer sua marca
Muitas empresas desejam entrar em novos seguimentos e, como elas não são conhecidas por esses consumidores, investem em estratégias em que possam apresentá-las a eles. Uma boa forma de conseguir isso é a partir do SEO. Ele permite que o nome da sua marca apareça para tais internautas.
Mesmo que eles não cliquem na primeira busca, eles já terão um primeiro contato com sua empresa, o que poderá ser complementado com outras táticas, como marketing em redes sociais e links patrocinados.
4. Atrair seu público-alvo
Pode-se dizer que a maior vantagem dessa estratégia está em atrair o público que você deseja. Você já pensou que toda união tem um pontapé inicial? Nos relacionamentos, antes do noivo pedir a noiva em casamento, é necessário conhecer, paquerar e namorar, não é mesmo? Sua ligação com os consumidores funciona de forma parecida.
Por isso, conseguir o e-mail de um contato (lead) já será um grande passo dado, ainda que ele não tenha feito uma compra nesse primeiro momento. Dessa forma, você conseguirá convencê-lo de quais são os melhores produtos para ele e por quais motivos deve comprar em sua loja.
Antes de colocar a mão na massa, faça um projeto de SEO para entender quais são as modificações que você deve realizar e traçar as melhores estratégias para alcançar seus objetivos. Lembre-se de sempre verificar, a partir de métricas, quanto lucro sua loja tem obtido. Por isso, pesquise quais ferramentas se encaixam melhor na sua plataforma de e-commerce e serão mais úteis no seu planejamento.
Após tantos benefícios, ficou difícil não começar a usufruir dessas dos benefícios do SEO para e-commerce! Então aproveite a oportunidade e curta nossas páginas nas redes sociais. Dessa forma, você receberá nossos conteúdos em primeira mão e se manterá atualizado. Esperamos por você no Facebook!