Comportamento de consumo por faixa etária

Para ter um e-commerce de sucesso com uma atividade sólida é necessário muito mais do que dispor produtos com suas características em um site, ou preços baixos, ou boas formas de entrega e pagamento.

Um bom lojista online estuda seus consumidores e analisa cada aspecto das relações de compra e venda baseado no que é mais eficiente e efetivo para cada público segmentando de várias formas como gênero, região, idade e como mais seja possível segmentar de acordo com as ferramentas disponíveis.

Isso significa que você vai oferecer relacionamentos e experiências direcionadas para cada tipo de cliente e com isso converter muito mais, porque você vai mostrar exatamente o que o seu cliente quer ver.

O público 60+

Oportunidades de negócio vão surgindo conforme você conhece o seu público e temos ótimos exemplos disso quando segmentamos por faixa etária. Podemos citar os idosos que movimentam quase R$2 trilhões por ano só aqui no Brasil, desses, R$15 bilhões são movimentações on-line.

Neste ano de 2020, números oficiais trazem a informação que mais de 15% da renda da população virá dos integrantes da família da terceira idade. Essa faixa etária também possui a população que mais cresce no mundo e pode dobrar nos próximos 40 anos. Dar atenção às pessoas da terceira idade e conseguir se comunicar com elas de forma adequada é essencial para ter um e-commerce engajado.

E não pense que os idosos não estão na era digital, alguns podem até não ter muito entrosamento com tecnologia, mas hoje em dia mais de 70% dos idosos possuem hábitos de consumo que envolvem a tecnologia de várias formas.

Dobrou no último ano o número de consumidores que usam smartphone para realizar compras, e esse número chegou a quase 50% dos idosos. Imagine, metade das pessoas com mais de 60 anos de idade já realiza compras através de celulares… tenho certeza de que você jamais imaginava isso.

Se você já entendeu o que esse público mais maduro representa ou poderia representar para o seu negócio e agora quer entender melhor essa faixa etária, nós vamos te ajudar dando algumas dicas:

  • Ofereça produtos com alta durabilidade e que promovam o conforto, eles prezam muito por isso;
  • O preço tem que realmente valer a pena porque eles tiveram a vida toda para aprender a cuidar do próprio dinheiro, não vão gastar com o que não vale;
  • Ofereça um ótimo atendimento pré e pós venda, eles esperam que as marcas tenham paciência e expliquem todos os detalhes do produto e do processo de compra, bem como entendam de fato o que eles procuram;
  • E se eles gostarem do seu produto ou serviço, tenha certeza: você fidelizou um cliente.

Os extremos dominam o mercado

Se de um lado temos os idosos, do outro lado, temos a Geração Z que são os jovens que já nasceram neste século. Crianças, adolescentes e jovens com menos de 20 anos que já consomem muito pela internet e não conseguem se desligar.

É o tipo de consumidor que não diferencia o offline do online, ou seja, se ele está em um loja e não está encontrando algo, ele quer entrar na internet e ver no site daquela loja o que ele não está encontrando ali.

Eles são engajados em ações que estão em alta no momento: veganismo, cuidado com o meio ambiente, cuidado com os animais, feminismo, não homofobia, e muito mais. O que eles ainda não conseguiram aderir é ao minimalismo, então eles compram mesmo e como normalmente não são eles que pagam, a maioria não dá a mínima pro preço.

A forma mais efetiva de chegar a esse público é através das redes sociais. Mas o mais importante é que a marca seja omnichannel, ou seja, tem site, tem redes sociais, tem a loja física e tudo integrado, eles querem postar que estão na loja daquela marca, mas só depois de assistir vídeos no Youtube sobre os produtos ou de verificar os comentários no Instagram. Tudo precisa mexer com o emocional, ter conteúdo, mesmo que sejam produtos de beleza, cosméticos ou na área de entretenimento.

Sendo assim, para atingir esse público, você também precisa falar a língua deles e nós também temos algumas dicas:

  • Eles sabem exatamente onde achar as avaliações de quem já comprou e tem total conhecimento das ferramentas online, então não tente enganá-los ou enrolá-los, se você prestar um serviço ruim ou se seu produto for ruim, eles acabam com a sua reputação em um post;
  • Tenha atividades nas redes sociais, responda os comentários, veja sua caixa de mensagem diariamente;
  • Assim como eles podem te queimar em um post, se você prestar um bom serviço, eles se tornam garotos propaganda da sua marca sem cobrar por isso. Eles vão fazer stories, vão fazer vídeos no Youtube usando seu produto e dizendo como ele é bom;
  • Seu site precisa ser uma bala… se demorar a carregar, já era, eles procuram outros e não voltam mais.

A Kirzner do Brasil de ajuda a alcançar esses públicos

Conseguir lidar com públicos tão diferentes pode ser um desafio, mas se você tiver uma boa parceira com a Kirzner do Brasil, esse caminho será muito mais fácil. Para provar isso, trazemos mais dicas para você alcançar seu objetivo de conseguir se comunicar a contento com esses dois públicos tão distintos:

  • Se você encontrar boas formas de se comunicar ou boas experiências que deem certo para esses dois públicos, tenha certeza de que essas formas darão resultado para qualquer público;
  • Preze pelo bom atendimento ao cliente que você só tem a ganhar, afinal, independentemente da idade, todo mundo quer ser bem atendido.
  • A partir dos dados que você coletar dos seus clientes, você poderá montar uma estratégia para estar sempre próximo deles. Utilize as ferramentas de análise do Google e do Magento para atingir esse objetivo.
  • Sempre que possível, peça feedback. Monte uma ferramenta para que, em cada interação com seu cliente, ele possa avaliar o atendimento. Trata-los como parceiros e não como clientes, torna o engajamento muito maior.

Se você quer uma empresa que possa te ajudar a colocar seu negócio nesse patamar, fale com a Kirzner do Brasil acessando www.kirznerdobrasil.com.br.

 

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