Seu e-commerce está fraco? Tenha esperança! Há diversas ferramentas de SEO que farão seu negócio decolar. Elas podem fazer a sua empresa a conquistar um melhor posicionamento nos motores de busca como o Google. E você sabe que quanto mais visibilidade seu site tiver, maior será a oportunidade de atrair clientes e concretizar vendas na sua plataforma, não é?
Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com os melhores sistemas para aumentar a sua classificação. Vamos apresentar tanto ferramentas pagas, quanto gratuitas. Preparado? Boa leitura!
1. Google Analytics
Um serviço gratuito, o Google Analytics é uma ferramenta interessante para você entender as preferências dos usuários e identificar possíveis problemas em algumas de suas páginas.
Um dos principais recursos da ferramenta é a possibilidade de ver dados em tempo real, como quantos visitantes estão ativos, quais páginas estão visitando e os seus dados demográficos. Além disso, você pode integrar outros recursos do Google, como AdWords e Search Console.
Com o Anlytics é possível também:
- compreender quais páginas apresentam grande índice de rejeição e de saída — um possível indicador de baixa qualidade;
- verificar qual é o caminho que o usuário percorre até a conversão;
- descobrir qual é o perfil dos seus usuários (geográfico, social e demográfico).
2. Keyword Planner
O Planejador de Palavras-chave do Google é essencial para sua empresa planejar pautas de conteúdo. A ferramenta gratuita permite que você leve em consideração os dois pontos mais importantes ao criar conteúdos: número de buscas e concorrência.
A quantidade de pesquisas é essencial para que você descubra se determinado assunto possui demanda. Caso contrário, dificilmente você terá retorno sobre o material.
Já a concorrência auxiliará sua empresa a entender se o assunto tratado com frequência na pesquisa do Google. Quanto maior for a frequência, mais difícil será de alcançar as primeiras posições. Sendo assim, a melhor opção é encontrar palavras-chave que tenham uma quantidade relativa de buscas e baixa concorrência.
3. SEMrush
Embora seja uma ferramenta paga, o SEMrush é considerado como uma das melhores plataformas para análise de SEO, pois fornece um exame detalhado para pesquisas de palavras-chave, além de investigar seu site e a sua concorrência por completo.
Ao analisar uma palavra-chave, o sistema mostra qual é a dificuldade de ranqueamento, valor no AdWords e volume de pesquisas. Outros pontos interessantes do sistema são:
- verificação por domínio (apresenta uma visão geral de seu domínio);
- ferramentas para geração de leads;
- templetes para conteúdos.
4. Screaming Frog SEO Spider
Embora seja um pequeno programa, o recurso possui grandes soluções para que você faça uma análise completa de SEO em seu site e blog. Ele simula a ação do robô do Google quando indexa e analisa suas páginas.
A aplicação já é conhecida por profissionais que desejam otimizar suas páginas e tem ganhado mais espaço entre aqueles que querem aprender técnicas para melhorar o ranqueamento de seus sites. Os principais relatórios disponíveis são:
- Configurações Internas;
- Externas;
- Respostas dos Códigos;
- URI (Relatórios de URLS);
- Títulos de Páginas;
- Descrições;
- Palavras-chave;
- H1.
5. MozBar
Disponível gratuitamente para o navegador Google Chrome, o MozBar auxilia o monitoramento de itens essenciais de SEO. Tudo isso enquanto você navega pela Internet.
Algumas das possibilidades são:
- tempo de carregamento (quanto menor for, melhor);
- compartilhamento da página nas redes sociais;
- links internos e externos;
- título da página.
Como é integrada ao navegador, a MozBar é uma solução rápida para você analisar o SEO de qualquer site.
6. Keyword Explorer – MOZ
O Keyword Explorer (KWE) é uma completa ferramenta de análise de SEO especializada em definição de palavras-chave. Para auxiliar sua pesquisa por bons termos, ele filtra as palavras de acordo com as métricas mais importantes, como:
- volume de buscas;
- dificuldade de ranqueamento;
- oportunidades;
- importância e potencial.
O mais interessante é que o recurso é extremamente eficaz quanto ao volume de pesquisas apresentado. A precisão chega a 95%, mais exato do que os relatórios do próprio Google AdWords.
7. Inky Bee
Embora a ferramenta não seja muito conhecida no Brasil, ela pode ajudá-lo a descobrir as principais tendências do mercado (principalmente para blogueiros), pois faz uma varredura pelas páginas e lista os artigos relacionados ao termo buscado.
O sistema oferece poderosos mecanismos para detalhar, salvar e fazer diversas segmentações e relatórios — que podem ser exportados em formato .pdf ou .csv. Você pode testá-la por 14 dias sem custo.
8. WooRank
Por fim, descubra o WooRank, ferramenta que permite entender o seu público com relatórios completos. Eles estão divididos em 12 seções:
- Top 5 Prioridades — apresenta quais são as mudanças mais importantes para sua página.
- Visitantes — apresenta quem e quantos são seus visitantes com dados demográficos.
- Controle Social — você sabe qual é a popularidade do seu site nas redes sociais? Você pode produzir relatórios com informações sobre várias redes, como Twitter, Facebook e LinkedIn.
- Mobile — possibilita visualizar como seu site é apresentado em smartphones e tablets.
- Noções de SEO — verifica se as melhores práticas estão sendo seguidas em sua página.
- SEO de Conteúdo — faz uma análise mais detalhada sobre seu conteúdo, como título e descrição.
- SEO de Expressões — apresenta ideias de palavras-chave mais importantes para seu negócio, incluindo concorrentes.
- SEO de Autoridade — faz um resumo da autoridade do seu site a partir do PageRank, páginas indexadas, datas e outros fatores.
- SEO de backlinks — conta quantos backlinks (links de entrada) seu site possui.
- Usabilidade — verifica se a sua página tem problemas de usabilidade, como demora para carregar páginas e links quebrados.
- Segurança — verifica se seu site está com a segurança em dia. Alguns problemas podem estar ligados à lista negra de spam e a API de navegação segura do Google.
- Tecnologia — investiga aspectos tecnológicos como otimização de velocidade e conformidade aos padrões da W3C.
O sistema tem duas versões, premium e gratuita. Se você optar por essa última, poderá gerar um relatório por semana e visualizar os que foram emitidos anteriormente. Caso queira usar todos os recursos disponíveis, terá que desembolsar US$ 48 por mês.
Para que os sistemas acima sejam realmente úteis para sua loja, é necessário que você tenha um planejamento de marketing digital bem elaborado. Dessa forma, cada um deles auxiliará você a atingir seus objetivos. Caso contrário, você pode até melhorar seu rendimento, mas ainda não saberá realmente o que fazer para sustentar sua boa posição no futuro.
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