Por mais que o cenário econômico nacional esteja bem caótico, o setor de e-commerce continua firme e forte com previsões de crescimento. Por esse motivo, montar uma loja virtual é, no momento, uma das melhores maneiras de garantir o crescimento do seu negócio.
Se você tem vontade de expandir seu comércio, mas não sabe por onde começar, continue acompanhando esse post onde listaremos 7 dicas infalíveis para a criação de um e-commerce.
Por que expandir os negócios com uma loja virtual
Há dois motivos que fazem com que as lojas virtuais sejam tão lucrativas e o primeiro deles é a praticidade. Hoje, basta tocar a tela do seu smartphone algumas vezes para pedir comida sem ao menos precisar falar com um atendente. Vale ressaltar que, para isso, você nem precisa se preocupar se tem dinheiro trocado ou não, já que tudo é debitado do seu cartão.
Da mesma forma que estamos acostumados a pedir comida com praticidade, também podemos fazer compras sem nos preocupar em gastar dinheiro com estacionamento de shopping, gasolina e perder horas à procura de algo que poderia ser comprado em poucos minutos no conforto de nossos sofás.
O segundo motivo para o grande sucesso do e-commerce é, com certeza, a grande variedade de preços. Quem é que nunca encontrou um produto na internet mais barato que em lojas físicas, não é mesmo?
Juntos, esses dois motivos são os grandes responsáveis pelo crescimento desse setor e, por isso, ficar de fora disso é escapar do radar dos consumidores que diariamente pesquisam por produtos online.
Para que você não perca esta chance, preparamos a lista a seguir que está cheia de dicas para quem pensa em criar uma loja virtual.
1. Conhecer bem o público-alvo
Assim como qualquer outra decisão importante feita em um negócio, criar uma loja virtual é algo que exige bastante reflexão, debates, pesquisas e planejamento. Um dos primeiros pontos a ser analisado é a atuação do público-alvo da empresa na internet.
O primeiro passo é perceber se o seu público ideal tem o costume de fazer compras on-line. Para isso, é essencial realizar enquetes e pesquisas de mercado que mostrem dados vantajosos para a sua entrada no e-commerce.
Além disso, é preciso saber que tipo de produtos oferecidos pelo seu negócio são os favoritos do consumidor ideal. Sem esse tipo de informação, você pode acabar investindo mais em produtos que ficarão encalhados no estoque, por exemplo.
2. Ter uma equipe capacitada para o online
Não basta ter uma equipe capacitada para lojas físicas, a sua loja virtual precisa de uma equipe habilitada para realizar serviços on-line. Isso significa que, caso você queira trabalhar com colaboradores já conhecidos, eles terão que passar por um novo treinamento voltado ao atendimento para o e-commerce.
Uma boa escolha é criar uma equipe completamente nova para a loja virtual para que nenhum funcionário fique sobrecarregado por ter que trabalhar em dois tipos de loja ao mesmo tempo.
O atendimento on-line funciona de maneira variada, então é possível encontrar um vendedor que fale diretamente com o cliente pelo chat, um social media que tire as dúvidas de consumidores em potencial através das redes sociais e outros que realizem outras ocupações.
Além disso, profissionais de diversas áreas podem vir a fazer parte do time, como um fotógrafo de produtos, um designer especializado em criação de anúncios de marketing digital e redatores, por exemplo.
Criar uma equipe voltada para a loja virtual é extremamente necessário para que essa nova empreitada seja bem sucedida.
3. Manter o estoque
O estoque da loja física será o mesmo da loja virtual ou as duas terão estoques distintos? É necessário tomar essa decisão durante a etapa de planejamento para garantir que não haja nenhum tipo de confusão que afete o prazo de entrega de um produto ou paralise as suas vendas.
É importante que o próprio sistema da loja virtual alerte o consumidor sobre indisponibilidade de estoque e, caso seja possível, ofereça a opção de entrar em contato com o cliente para que ele seja avisado assim que o produto estiver disponível novamente.
4. Prezar pela qualidade na entrega
O sistema de entregas é um ponto delicado. Por conta do consumidor prezar cada vez mais pela praticidade ao adquirir produtos e serviços, problemas relacionados à entrega podem acabar com toda a praticidade oferecida pelas compras on-line.
Em lojas físicas, é normal que o serviço seja limitado a alguns bairros ou, em certos casos, restritas a um determinado município. Ao criar sua loja virtual, é necessário que você pense onde está localizado seu público-alvo e crie uma estratégia de entrega que seja eficiente.
Se a sua loja não trabalhava com entregas anteriormente, saiba que com um e-commerce você precisará de uma equipe para:
- selecionar e embalar produtos;
- fazer a listagem dos itens para entrega;
- encaminhar os itens para os correios ou transportadora.
Um dos problemas em relação a esse sistema é que, caso a empresa responsável pelo transporte não consiga cumprir o prazo, é o seu negócio que será visto como culpado pelo público e a sua equipe será responsável por resolver essa adversidade.
A melhor maneira de evitar que esse tipo de inconveniência manche a imagem do seu negócio é preparar bem a sua equipe para lidar com esse tipo de eventualidade e, obviamente, contratar uma boa empresa de transporte.
5. Ser flexível como o mercado
Não é à toa que o consumidor esteja fazendo mais compras on-line. Além da praticidade, os preços na internet costumam ser bem competitivos e mutáveis. Basta olhar para as companhias de aviação, por exemplo, onde quando uma delas faz uma promoção, as outras também fazem.
É claro que você não precisa fazer uma promoção todos os dias por conta da concorrência, mas é bom sempre ficar alerta para grandes saldões e promoções de última hora de grandes lojas que influenciam todo o segmento.
Estar adepto às tendências do mercado e estar disposto a realizar estratégias para elevar as vendas são alguns dos motivos que leva o e-commerce a crescer mesmo durante tempos de crise.
6. Acertar na escolha da plataforma
A plataforma utilizada para a criação da sua loja virtual precisa ser prática, simples de ser atualizada e, principalmente, segura para o consumidor e para a sua empresa.
Uma dica é utilizar plataformas criadas a partir da ferramenta Magento, que é uma linguagem aberta e segura utilizada por lojas virtuais do mundo todo.
Com esse tipo de plataforma, a sua loja estará mais segura contra fraudes, poderá ser atualizada facilmente e, além disso, poderá ser personalizada rapidamente para atender às necessidades do seu negócio.
7. Marketing digital
Se a loja é virtual, não há estratégia melhor para fazer a divulgação que o marketing digital. O e-mail marketing, por exemplo, é uma peça vital de qualquer loja virtual.
É por meio dele que você poderá avisar aos clientes que um produto se encontra em estoque ou que aquele item que ele estava de olho agora está em promoção, além de criar uma comunicação mais direta para fidelizá-lo.
Outros tipos de estratégia, como os anúncios online — Google Adwords e Facebook Ads, são ótimos serviços — também funcionam muito bem e possuem um baixo custo quando comparados com as opções do marketing tradicional.
Sem dúvida alguma, investir em marketing digital é um dos melhores planos para estimular o crescimento do seu e-commerce.
Como você pode perceber, montar uma loja virtual é mais simples do que parece e pode fazer com o que seu faturamento cresça ainda mais e facilite o contato da sua marca com os seus clientes.
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