7 perguntas e respostas sobre a criação de e-commerce

O mercado de vendas pela internet desponta como um dos mais promissores do país. Capaz de abrigar desde grandes lojistas até pequenos empreendedores, o comércio virtual é uma grande alternativa para quem deseja investir em um negócio próprio. No entanto, os empresários precisam entender o passo a passo na criação de e-commerce.

Diminuir os custos fixos como aluguel, condomínio e funcionários está entre os atributos mais importantes. Além disso, abrir uma loja virtual permite ao empresário ampliar o alcance de sua marca, expandindo e diversificando o território de atuação.

A seguir, selecionamos as 7 principais perguntas e respostas para você iniciar seu e-commerce. Confira:

1. Qual a melhor plataforma para e-commerce?

Antes de tudo, é preciso entender quais as necessidades da sua marca. A partir disso, o empreendedor poderá escolher a plataforma mais adequada para o seu e-commerce.

Hoje, o mercado dispõe de diferentes ferramentas que se adequam a todos os perfis e portes de empresa. Entre as mais populares está a Plataforma Magento. Este é o sistema mais completo em funcionalidades e tornou-se a ferramenta mais usada no mundo para desenvolvimento de lojas virtuais. 

Para pequenos empreendedores, a dica é procurar ajuda de especialistas para entender as necessidades da empresa e implantar o melhor sistema para o seu negócio.  

2. Quanto custa manter uma loja virtual?

Os custos de um e-commerce são muito pequenos. Você precisará de um bom computador, uma conexão de internet, espaço para estoque, produtos e os gastos com a plataforma.

No primeiro momento, é possível ainda economizar com quadro de funcionários, que deve ser o menor possível.

3. Quais as melhores formas de pagamento?

As formas de pagamento mais comuns são os gateways de pagamento que já oferecem diversas opções como cartões de crédito, transferência eletrônica e boleto bancário.

Lembre-se de que quanto mais opções oferecidas, mais democrática será sua marca. Consequentemente, mais pessoas poderão consumir em sua loja.

4. Como gerenciar o estoque?

Ao abrir uma loja virtual, comece com um estoque enxuto. Desta forma, será mais fácil acompanhar quais são os produtos mais vendidos.

Na hora de reabastecer a sua loja, pesquise o mercado e, sobretudo, a concorrência, para entender onde investir. Lembrando sempre que menos é mais: evite gastos excessivos com produtos e aluguel de espaço para armazenamento.

5. Como calcular o frete no e-commerce?

O site dos Correios disponibiliza uma ferramenta que avalia o valor do envio, facilitando assim o cálculo do frete da sua loja.

O mercado dispõe, ainda, de algumas plataformas que oferecem a integração do serviço de frete com diferentes transportadoras, como é o caso da Magento. 

6. Qual a melhor ferramenta de contato com o cliente?

É importante ter em mente que o atendimento ao cliente é um elemento muito importante no setor de vendas, sejam elas físicas ou virtuais.

Disponibilize diferentes canais de contato como e-mail, chat online, formulário, redes sociais e telefone. Como sua empresa trabalhará com públicos bastante diversificados, é necessário atender aos diferentes perfis de pessoas.

Além de ser positivo para a reputação da sua empresa, um bom atendimento pode ser o ponto crucial na fidelização dos seus clientes.

7. Como atrair mais clientes para meu e-commerce?

E-mail marketing, postagens nas redes sociais, banners em outros em outros sites e até mesmo uma newsletter.

Antes de tudo, você precisará compreender quem é o seu público-alvo, onde ele está e como ele se comporta. A partir disso, você encontrará os melhores canais de comunicação para dialogar com seus clientes, enviando novidades da loja, promoções, desconto no frete etc.

Em função dos baixos custos de implantação e manutenção, as lojas virtuais permitem às empresas criarem preços muito competitivos, por vezes menores do que aqueles aplicados nas lojas físicas.

De acordo com relatórios da Ebit, por exemplo, apenas para 2017 a perspectiva é de um crescimento de 12% em relação ao ano passado.

Procure por empresas especializadas no desenvolvimento de lojas virtuais para te auxiliar na tomada de decisões. Após entender todas as diretrizes da criação de e-commerce, você estará apto a investir nesse setor que não para de crescer. 

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