Chegamos de verdade na era digital. Tudo está ao alcance das nossas mãos, ao simples toque fazemos compras, pedimos comida, pagamos uma conta. Todos os empreendedores estão de olho nos compradores online, mas não é fácil retê-los, afinal, além das várias lojas, ainda há vários dispositivos que podem ser utilizados para realizar essas compras.
Mais da metade das pessoas que fazem compras online utilizam mais de um dispositivo para fazer compras. Isso mesmo, essas pessoas usam celular e tablet, ou computador e celular, e assim querem ter acesso a suas movimentações de compras a partir de qualquer desses dispositivos.
E é nesse momento que entram os PWA, que na tradução literal quer dizer “Aplicativos de Web progressivo”.
Mas o que são os PWA?
Muito mais do que ter um site responsivo, oferecer uma experiência em um dispositivo móvel tão boa quanto em um site de computador é crucial para aumentar a conversão. Imagine, você está no trânsito se deslocando para o seu trabalho e se lembra de algo muito importante que você precisa comprar.
Está apenas com o seu celular na mão e na hora de procurar o produto cai em um site onde as páginas aparecem desconfiguradas, ou é muito difícil encontrar o que você precisa. Você com certeza irá procurar outra loja.
Os PWA garantem ao seu cliente que ele terá uma experiência de como se estivesse em um aplicativo, mas sem precisar baixar nada. Muitas empresas já estão trabalhando assim. Se você tiver o aplicativo de algumas empresas de telefonia móvel ou cartão de crédito e acessar o site pelo seu celular, vai ver que o layout é idêntico, é como se você tivesse no app. Isso é o PWA.
A principal vantagem do PWA em relação aos aplicativos é que eles não precisam de tanto investimento para seu desenvolvimento, entre outras questões que os aplicativos precisam.
Vantagens do PWA
São muitos prós, mas um dos mais elogiados é o fato de não ser preciso instalar um app. Seu cliente vai ter a mesma experiência de quem tem o app sem precisar instalar nada.
Como não se trata de um app, é compatível com qualquer navegador, então não importa se seu cliente tem Android, Iphone, Windows Phone, seu PWA sempre será compatível com o navegador do seu cliente.
Interatividade entre os modos de venda também está presente no PWA. Para citar um exemplo, se você estiver acessando uma loja pelo PWA e passar próximo a alguma loja física, poderá ser notificado da disponibilidade do produto, e incentivar o cliente a comprar e levar logo pra casa. Isso aumenta a conversão e a interação da loja com seus clientes.
Quando se usa o app não é possível compartilhar na maioria das vezes os produtos, promoções ou coisas do tipo. Já nos PWA isso é possível porque é uma URL como qualquer outra, como de qualquer outro site.
Os PWA também são mais seguros que os aplicativos, devido às funcionalidades de segurança que são as mesmas dos sites tradicionais.
E uma das melhores vantagens dos PWA são o fato de as páginas serem indexadas pelo robô do Google, ou seja, seu cliente tem uma experiência de aplicativo móvel, mas seu site vai estar nas buscas do Google, diferente dos aplicativos.
Muitos aplicativos não funcionam offline, mas é possível armazenar em cache os dados de um site e com isso manter o cliente utilizando os serviços mesmo sem internet.
Diferente da utilização dos aplicativos, quando o seu cliente utiliza o seu site, as informações alimentam os reportes de análise, assim, você pode analisar o tráfego, rastrear usuários e seus comportamentos como em qualquer site.
Seu cliente não precisará ficar atualizando nenhum aplicativo e nem mesmo seus desenvolvedores. Basta alterar o site.
A Kirzner do Brasil pode te ajudar a oferecer tudo isso aos seus clientes através do PWA. Acessando www.kirznerdobrasil.com.br você fala com um de nossos especialistas em PWA e transforma o seu site em um aplicativo móvel.
Desvantagens do PWA
Se uma estratégia fosse perfeita, não haveria espaço para nenhuma outra e ela se tornaria inviavelmente cara. Por isso, trazemos também as desvantagens do PWA para que você possa decidir depois de conhecer todos os detalhes.
Apesar de ser super compatível com todos os sistemas operacionais, algumas funcionalidades como notificações não estão acessíveis para iOS.
Para que a página seja armazenada em cache, é necessário que o cliente tenha acessado pelo menos uma vez o site, diferente do app que está sempre ali disponível.
Os aplicativos em geral têm a opção de solicitar acesso aos mais variados recursos do celular como câmera, áudio, calendário e etc. Esse acesso não acontece no PWA.
Quem já utiliza o aplicativo e pretende utilizar o PWA precisa se logar de novo. Se o cliente estiver logado no aplicativo, ele não entra automaticamente no PWA.
Como o PWA pode ser interessante para os varejistas
Se você é varejista, a Kirzner do Brasil pode te ajudar a melhorar o seu negócio através do PWA. Acessando www.kirznerdobrasil.com.br, nós vamos te mostrar que essa opção é muito mais economicamente viável para quem é varejista.
Sendo assim, a tendência de mercado é essa e se você não implementar logo o seu PWA vai ficar obsoleto. Não vai demorar muito para todas as plataformas de e-commerces terem suas próprias ferramentas para desenvolvedores PWA.
A maior plataforma de e-commerce do mundo, a Magento, já tem as suas. É possível construir um PWA no Magento.
Como é o Magento’s PWA Studio?
Os desenvolvedores terão as mais modernas ferramentas para criação de PWA do mundo. Além disso, como não poderia ser diferente, tudo baseado em módulos como é o modus operandi da Magento.
Será possível implementar tudo a partir de um só lugar: site, app e PWA. Além disso, o desenvolvedor poderá personalizar os conteúdos e também utilizar as configurações locais.
Pare agora de negligenciar a experiência móvel. Seus clientes estão com o celular na mão esperando boas oportunidades para comprar. O PWA veio para viabilizar isso. Fale com a Kirzner do Brasil em www.kirznerdobrasil.com.br e evolua agora!