O Marketplace é um modelo relativamente novo de loja virtual mais parecido com um shopping virtual, já que há várias lojas em um só lugar e também vários vendedores. Dada sua peculiaridade, o Marketplace tem muitas nuances que precisam ser conhecidas por quem quer trabalhar com isso e uma delas é o multi-vendedores.
Nos dias atuais, cerca de metade das vendas online ocorre em Marketplaces, e com isso comprovamos o quão rentável é esse modelo de negócio. E ele é rentável pra todo mundo envolvido, para o administrador do Marketplace, para os vendedores que anunciam seus produtos na plataforma e para quem está comprando, e vamos explicar por que.
Multi-vendedores em um só lugar
Uma das principais vantagens do Marketplace é o fato de serem encontrados vários vendedores em um só lugar. Mas, diferente de um shopping real, aqui você poderá realizar uma compra só de vários vendedores e é isso que chamamos de multi-vendedores.
Em um shopping tradicional você não pode escolher produtos de várias lojas e ao final pagar todos, você precisa pagar separadamente em cada loja que realizar uma compra. Com o Marketplace multi-vendedores, você terá apenas um carrinho de compras e escolher produtos variados de tipos variados e pagar só uma vez, e poderá até parcelar sua compra.
A própria plataforma de Marketplace realiza a divisão de tudo, seja de pagamento, seja de atendimento dos clientes pelos vendedores. O único ponto que não é comum sempre é o frete. Como cada vendedor pode ter um endereço de origem dos produtos diferente, o frete não será o mesmo nem em valores, nem em prazo de entrega.
Vantagens do Marketplace multi-vendedores
Para todos os players desse negócio é como se fosse uma compra simples, já que o cliente vai escolhendo os produtos, colocando em seu carrinho de compra, no final ele realiza um único pagamento e pronto. No caso dos vendedores, não muda muito, já que ele irá receber seu pagamento normalmente, enviar o produto para o cliente e poderá se comunicar com ele.
Até mesmo o Marketplace recebe suas comissões como se fosse uma venda simples de um vendedor só, mas com o multi-vendedores esse processo se torna muito mais rentável.
Como gerenciar um Marketplace multi-vendedores
Se você já gerencia uma loja online, terá menos dificuldade para gerenciar um Marketplace multi-vendedores. Caso você tenha pouca experiência no ramo, pode contratar uma empresa como a Kirzner do Brasil para gerenciar, ou até mesmo criar seu Marketplace.
O ideal é começar com um Marketplace de nicho único, por exemplo, celulares. Você pode montar uma plataforma que anuncie só celular, porém que possua vários vendedores e investir nisso.
Será preciso investir em Marketing para que seu cliente te encontre e para que seu lojista consiga vender seus produtos. Lembre-se também que todo o investimento em infraestrutura fica por conta do Marketplace que em troca dessa estrutura cobra um percentual nas vendas dos lojistas ou um valor fixo pré-determinado.
Marketplace Multi-vendedores da Kirzner do Brasil
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