Marketplace de nicho

Você sabe o que é um Marketplace de nicho? As lojas de nicho são muito comuns, mas normalmente os Marketplaces são bem variados nos seus produtos. Acontece que alguns empreendedores decidiram experimentar uma estratégia diferente: vender apenas um tipo de produto em seu Marketplace inteiro.

É isso mesmo, o Marketplace de nicho é aquele onde as lojas são apenas de um tipo de produto. Por exemplo, Marketplace apenas de produtos para cabelos, ou apenas de sapatos e etc.

Mas será que compensa, afinal, se você pode ter tudo em um só lugar, por que vender só um tipo de produto? Será que a rentabilidade é maior? Se você está pensando em entrar nessa ideia e também está com todas estas dúvidas, acompanha esse post até o final que nós vamos tirar todas elas.

Qual a taxa de conversão do Marketplace de Nicho?

No geral, as taxas de conversão dos Marketplaces em geral no Brasil, mesmo dos maiores, não passam de 2%. Isso mesmo, 2%. Muito menor do que você imaginava, não é mesmo? E sabe por que isso acontece?

Exatamente pela falta de segregação dos produtos. A estratégia de oferecer de tudo um pouco pode ser muito boa para outros índices, mas para a taxa de conversão não parece ser muito interessante.

Caso você não saiba o que é Taxa de conversão, é o número de vendas dividido pelo número de visitas. Ou seja, de cem visitas que você recebe na sua loja, quantas são convertidas em vendas?

Agora, imagine o quanto de investimento em Marketing é necessário para que um Marketplace comum seja lucrativo! Se menos de 2 pessoas a cada 100 realizam uma compra, para que o negócio seja lucrativo, o número de visitas precisa ser altíssimo.

Então, assim como lojas que não possuem um nicho bem definido convertem pouco, Marketplaces não seriam diferentes.

Um cliente que sabe o que quer, sabe onde procurar. Quando ele encontra, a chance de conversão é muito maior.

Uma loja pode ser ultra específica, por exemplo: loja de produtos veganos para cabelos cacheados. Essa é uma especificidade que um Marketplace não precisa ter, mas um Marketplace de produtos para cabelo vai reunir as mais variadas lojas ultra específicas.

A taxa de conversão de um Marketplace de nicho pode ser até 10 vezes maior que a taxa de conversão de um Marketplace não específico. Isso mesmo, ou seja, de cem visitantes, quase 20 compram.

Por que a taxa de conversão é maior no Marketplace de nicho

A resposta é bem simples: as ações de marketing são muito mais direcionadas. Você não precisa atingir todos os públicos, você só precisa encontrar o seu público. Se o seu Marketplace é de produtos de cabelo, você não vai precisar fazer uma propaganda falando de sapatos.

Com investimentos infinitamente menores de Marketing, você converte muito mais.

Como devo escolher o nicho para o meu Marketplace?

Essa dúvida é uma das principais mesmo quando não se falava em Marketplace, mas apenas em loja. Afinal, quem tem um e-commerce sabe como é difícil no início escolher o seu nicho.

Qual seria o nicho perfeito, ideal? A resposta é bem fácil: aquele com menos concorrentes e mais clientes, aquele que o investimento inicial é baixo e o retorno é alto. O nicho perfeito existe? Não!

Se esse nicho perfeito existisse, todos iriam querer, então você tem que escolher o nicho mais perfeito para o seu caso.

Se você tem algum conhecimento específico ou tem algo que gosta muito de fazer ou pesquisar sobre. Esse pode ser o seu nicho. Pesquise se já há muitos marketplaces desse tipo de produto ou serviço que você está querendo oferecer, se já houver, que tal especificar mais o que você quer vender?

Como analisar se o nicho é viável?

Para realizar uma análise mais criteriosa, é preciso de alguns conhecimentos um pouco mais técnicos. Você precisa entender o que é uma série temporal, ticket médio e outros termos.

A série temporal é quando você coloca os dados que quer analisar em uma linha do tempo, que no nosso caso o ideal é que seja de pelo menos 12 meses para que você possa ter uma noção da receita mensal.

Para encontrar esse número tão importante, você vai ter que estimar a taxa de conversão do ticket médio do seu nicho e também a taxa de crescimento mensal. O ticket médio nada mais é do que do que o valor médio gasto pelos clientes nas lojas de determinado nicho.

Para encontra-lo, basta dividir as vendas pelo número de clientes que realizaram as compras.

Quando você faz um gráfico desses dados, você consegue ter uma estimativa de como será seu próximo ano e com isso saber se vale a pena investir nesse nicho.

Tipos de relações comerciais online

Você já deve ter visto a sigla B2B e talvez até algumas outras com B2C… você sabe o que isso quer dizer? Essas siglas são relações comerciais. O número dois (two) em inglês se pronuncia igual a preposição “para” (to), assim, essas siglas é algo PARA algo, B2B é B PARA B, B2C é B PARA C, mas e B, C, … o que querem dizer?

B é de Business, ou seja, negócio. C é de consumer, consumidor. Então C2C é de consumidor para consumidor, podemos dar um exemplo da maioria das pessoas que compram e vendem na OLX, elas não possuem loja, apenas estão se desfazendo de produtos que não querem mais por qualquer motivo.

B2C são as empresas tradicionais, aquelas que vendem para os consumidores individuais. Já o B2B é business to bussiness, ou seja, empresa que vende para empresa.

Cada uma dessas relações geralmente tem uma comissão diferente no Marketplace. Por isso é importante conhecer essas informações. As comissões são diferentes porque o ticket médio é diferente. As empresas B2B possuem menos concorrência e costumam fazer vendas de maior valor, fora que normalmente as empresas compram sempre no mesmo lugar por questão de praticidade, já que costumam sempre precisar dos mesmos produtos.

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