Quem decidiu entrar no ramo do E-commerce já deve ter ouvido algo sobre Dropshipping. Ele é muito falado principalmente por quem está começando pelo falo de oferecer uma alternativa de logística mais simples, principalmente porque você não terá um estoque físico. Mas será que esse Dropshipping vale a pena? Se você não sabe do que se trata o Dropshipping, nós já fizemos um artigo explicando, clique aqui para ver.
Vantagens do Dropshipping
Já que você já sabe o que é o Dropshipping, porque leu nosso artigo anterior que fala sobre ele, vamos direto ao ponto para você saber se vale a pena investir no Dropshipping. Seguem abaixo as principais vantagens desse modelo de negócios.
1 – Baixo capital para começar
Você não terá que montar um estoque, investir em um armazém ou gastar tanto com estrutura, por isso, seu custo inicial é mais baixo que de outros modelos de negócios. Você só paga aos seus fornecedores conforme seus clientes forem realizando os pedidos, então você não precisará investir em produtos que ficarão parados.
A única desvantagem disso é que pode chegar a determinado momento que você não encontre o produto com preço acessível no seu fornecedor de costume, e terá que procurar em outro, ou então que ele não tenha mais a capacidade de atender sua demanda caso ela cresça muito.
2 – Mudanças rápidas conforme sua necessidade
Como você não terá estoque, poderá substituir rapidamente os produtos da vitrine para testar outros. Você só precisa encontrar os produtos que quer anunciar nos seus fornecedores antes. A desvantagem é que precisa sempre consultar seu fornecedor antes de realizar essa troca ou então ficar buscando outros fornecedores a cada troca.
3 – Opções mais variadas de produtos
Se você tivesse uma loja tradicional, teria que ter um espaço maior conforme aumentasse sua quantidade e variedade de produtos, bem como o investimento inicial, mas no Dropshipping, caso o produto que você está oferecendo não tenha procura, basta substituí-lo por outro. Você pode também não substituí-lo, apenas aumentar o leque de produtos e com isso aumentar suas opções.
4 – Maior leque de mercados
O céu é o limite quando você trabalha com Dropshipping. Pode expandir e explorar outros mercados e nichos. Se você fizer as parecerias certas, poderá diminuir os valores de frete e vender para todo o Brasil e até para o exterior.
5 – Operação facilitada
A parte mais difícil da administração de uma loja virtual é a de estocar e enviar os produtos comprados, se isso ficar a cargo de seu fornecedor, seu trabalho ficará muito mais fácil. Sua preocupação será apenas tornar sua loja mais atraente e traçar estratégias mais acertadas para vender.
Riscos do Dropshipping
É claro que também há desvantagens, se não todo muito utilizaria esse modelo de negócio e a concorrência seria tal alta que inviabilizaria para quem está entrando no ramo agora. As principais desvantagens que você pode encontrar são:
- Atraso na entrega
- Dificuldade de encontrar parceiros
- Dificuldade nas trocas e devoluções
- Produtos errados
- Trabalhar com vários parceiros aumenta o valor de frete
- Exibir produtos que o fornecedor não tem ou tem pouco
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