O e-commerce surgiu há cerca de dez anos, e hoje em dia uma empresa sem loja virtual tem uma parte faltando. A parte digital de uma loja, seja qual for o produto, é essencial para que o cliente consiga ver todos os produtos e serviços oferecidos de maneira mais rápida e fácil, com apenas um clique.
Não é novidade que em 10 anos o mercado digital cresceu muito, e com o avanço das tecnologias a tendência é só melhorar. O que mudou? Por que o e-commerce está cada vez mais acessível?
Mudanças no e-commerce ao longo da última década
As lojas virtuais dependem diretamente da internet, certo? Exatamente. E como é que isso podia ser feito antes com uma qualidade muito baixa? Pois é, durante a última década a velocidade e qualidade da internet aumentaram muito, o que facilitou as compras online. Hoje já é possível acessar várias lojas ao mesmo tempo, comparar preços e então escolher o produto ideal.
Além disso, a acessibilidade dos portais também se tornou muito importante, já que se podem acessar pelos smartphones e tablets, coisas que nem existiam quando as lojas virtuais apareceram por aí.
Outra coisa importante a ser considerada são as mudanças de formas de pagamento, que hoje permitem que o consumidor possa fazer o pagamento direto na plataforma da loja, com muito mais facilidade. Ademais, o frete passou a ser mais barato e a logística mais eficiente, permitindo que os produtos cheguem a todo lugar.
Muito mais qualidade
A qualidade da internet e a melhora nos sistemas também permitiu o controle de spam, diminuindo consideravelmente o envio deles. Agora é importante que a loja utilize meios mais viáveis e funcionais de conversar com o cliente, como as newsletters, por exemplo.
Só falamos de coisas boas até agora, mas também é preciso lembrar que nos últimos tempos vem sendo necessário desembolsar um pouco mais para que seu negócio seja divulgado de maneira mais eficiente, mesmo com as técnicas SEO.
As condições do e-commerce mudaram muito em 10 anos, e com certeza podemos ver lojas virtuais com uma infinidade de produtos que podem ser entregues a todos os lugares. A tendência para os próximos anos é que as lojas virtuais se tornem ainda melhores e consigam chegar a todo tipo de público, melhorando as vendas de quem deseja ter apenas uma loja virtual e também para os que desejam complementar as vendas de uma loja física.