Com as lojas fechadas na maioria das cidades do Brasil, não era de se esperar que os clientes migrassem para as lojas virtuais. Afinal, há itens sem os quais a maioria das pessoas não pode viver e outros, que apesar de não serem de primeira necessidade, também podem ser importantes para algumas pessoas como cosméticos, cartuchos de impressoras, itens domésticos e etc.
Os números são impressionantes e estima-se que cerca de 4 milhões de novos clientes surgiram para os e-commerce. Até aqueles clientes mais tradicionais, com a necessidade não só do “ver”, mas também do “pegar”, se convenceram a comprar online. Afinal, não tem opção para a maioria das coisas: ou você compra online ou vai ficar sem. E é por isso que a Kirzner do Brasil está aumentando ainda mais seus serviços para quem pretende ter um e-commerce ou melhorar um já existe.
Acessando www.kirznerdobrasil.com.br você encontra todos esses serviços.
A pandemia trouxe a falta de opções
Quando falamos da falta de opções, não nos referimos apenas em relação aos clientes. Quem é lojista e teve que fechar as portas, precisou encontrar uma outra opção para não falir e o e-commerce foi o que salvou muitas empresas durante essa pandemia.
Até mesmo quem trabalha com serviços e não com produtos aderiu ao e-commerce. Esse é o caso de muitos salões de beleza que venderam os produtos que tinham em estoque para levantar capital. Assim eles conseguiram pagar contas como aluguel de ponto comercial, férias de funcionários, e até mesmo o sustento dos donos do salão.
Como começar a vender pela internet?
Se você ainda não tem um site ou rede social, já começa atrás da maioria, mas nem tudo está perdido para o seu negócio nessa pandemia. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br , fale com um de nossos consultores e comece a marcar presença na internet através das redes sociais, ou caso você tenha o contato da maioria dos seus clientes, faça uma lista de transmissão e divulgue informações de seus produtos , mas não deixe de fazer um perfil no Instagram ou no Facebook para o seu negócio e aproveite sua lista de transmissão para divulgar isso também.
Se sua empresa já marca presença nas redes sociais, esse é o momento de aparecer mais. Postar stories, fazer sorteios, ter muita atenção com os directs e inbox. Acessando www.kirznerdobrasil.com.br você encontra nosso serviço de gerenciamento de rede social, para realizar todos esses atendimentos, caso seja uma empresa maior, nós compartimentalizamos: pedidos pelo Whatsapp, pedidos pelo Instagram, pelo Facebook e aí vai de acordo com a sua demanda.
Não se esqueça de que há inúmeros aplicativos para pedidos não só de alimentos. O Ifood é mais direcionado para alimentos sejam prontos ou itens de supermercado, o UberEats também é assim. Mas o Rappi e outros apps fazem entrega de uma gama muito variada de produtos, vale a pena fazer parceria com esses aplicativos.
Não tenho como criar um e-commerce agora, tenho chance?
É claro que criar um e-commerce do zero pode não ser tão fácil e barato para as pequenas empresas, o que não quer dizer que tudo está perdido. Se você acessar www.kirznerdobrasil.com.br, vai ver que não é tão caro quanto você imagina criar um site.
Mas você também pode utilizar o chamado Marketplace. Ele será a solução para as pequenas empresas, já que você não precisa ter um site ou montar uma infraestrutura para vender seus produtos. Você pode anuncia-los em um Marketplace e pagar a ele um percentual das suas vendas.
As empresas mais famosas que oferecem esse serviço são Mercado Livre, Amazon, Americanas.com entre outras.
Clientes conquistados por muito tempo
Sim, durante a pandemia muitos clientes vão adquirir o hábito de realizar compras online. E esse hábito será mantido para depois da pandemia. Esse é o momento de você fidelizar o seu cliente, ofereça um serviço de qualidade e produtos de qualidade.
Não pense que a falta de opção vai manter o seu cliente com você. Se ele for mal atendido ou se o seu produto for ruim, não é só você que aderiu ao e-commerce durante a pandemia, seu concorrente com certeza também aderiu.
Mas existem estratégias que vão te ajudar a conquista-lo mesmo depois disso tudo acabar. E vamos falar um pouquinho delas para que você possa colocar em prática o máximo de melhorias que puder no seu negócio.
Estratégias para não perder dinheiro durante a pandemia
Um serviço de entrega eficiente é o que mais você precisa nesse momento. Se seus entregadores são apenas freelancers e cada dia você tem um entregador diferente, é hora de rever seus conceitos. Ofereça um pouco a mais como pagamento para os seus melhores entregadores, ofereça principalmente condições de trabalho.
Um funcionário satisfeito produz muito mais. Mas não adianta fazer isso com qualquer um. Se o funcionário é ruim, não necessariamente ele vai melhorar se você melhorar o salário; ou as condições de trabalho dele. Mas se ele já for bom e você incentivá-lo mais, ele irá dar um retorno ainda maior.
Seu entregar é a cara da sua empresa durante a pandemia
O cara-a-cara com o cliente será feito pelo seu entregador. Sendo assim, se ele for gentil, educado, tiver uma boa apresentação pessoal; ou seja, estiver limpo, bem vestido, bem alimentado, sua marca estará bem representada.
Em época de pandemia, a saúde precisa estar em primeiro lugar, então seus entregadores devem estar com a máscara. E não apenas para mostrar para os seus clientes, também para se protegerem. Afinal, você não quer perder os seus melhores entregadores para essa doença, não é mesmo?
Ofereça a eles máscaras descartáveis para eles trocarem a cada duas ou três horas. E vidrinhos de álcool em gel ou borrifadores com álcool 70%.
Mas não são só o seus entregadores que devem passar a segurança contra o Coronavírus, suas embalagens também. Assim, o melhor a se fazer é enviar seus produtos em uma embalagem descartável; ou se possível com um saco plástico em volta. Para que ao chegar em casa o cliente possa descartar a sacola e manusear a embalagem com segurança.
A Kirzner do Brasil vai te ajudar a gerenciar o seu negócio nesse momento tão difícil, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com a gente, seremos o seu parceiro para te ajudar a resistir e até mesmo aumentar o seu negócio online.