Expressão em inglês que significa balanceamento de carga, o Load Balance é uma configuração feita para redistribuir requisições entre servidores com o intuito de repartir recursos de hardware ou software e com isso melhorar a disponibilidade do serviço.
O post de hoje é para explicar bem detalhadamente como utilizar o Load Balance e quais são suas vantagens, afinal todo mundo já teve problema com lentidão ou chegou ao extremo de ter uma aplicação interrompida.
Quando utilizar o load balance?
Se seu site teve um aumento de acesso nos últimos tempos, talvez já seja a hora de utilizar o Load Balance. Quando há esse aumento no tráfego, muito recursos são utilizados ao mesmo tempo e é isso que causa a lentidão. Existem muitas formas de fazer o balanceamento de carga no seu site, entre eles podemos citar o Round-Robin e o master/slave, cada uma para uma situação específica oferecendo melhora na disponibilidade em ambos os casos.
Como funciona o Load Balance
Como o balanceamento da carga pode ser feito apenas no hardware, apenas no software ou combinando os dois, ele pode ser feito de maneiras diferentes e apresentando benefícios diferentes.
No caso do Round-Robin, a distribuição é feita igualmente entre as partes do cluster, assim, tudo o que chega de requisição ao balanceador é distribuída igualmente entre os componentes do servidor, alternando entre componentes e requisições. Isso resulta em distribuição igual também de responsabilidade de cada parte, então todas as partes serão masters, para isso, as máquinas que compõem o cluster precisam ter as mesmas configurações.
A vantagem desse modelo é que se qualquer uma das máquinas apresentar falha, o Load Balance consegue identificar e retirar essa máquina, passando a encaminhar todas as requisições para os demais componentes que não tiverem apresentado indisponibilidade.
No Master/Slave, haverá uma máquina master que receberá todas as requisições e apenas no caso dessa máquina apresentar indisponibilidade é que serão encaminhadas requisições para um servidor intermediário chamado Slave, e por isso o nome do modelo se chama master/slave.
Vantagens do Load Balance
As vantagens do Load Balance são inúmeras, entre elas podemos citar a distribuição igual entre os componentes do cluster garantindo que não haverá indisponibilidade de serviço por falta de máquina tendo máquina disponível.
A disponibilidade do serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana é a outra super vantagem de utilizar o Load Balance, porque você distribui os visitantes do site de maneira igual para os servidores do cluster, com isso, nenhum fica sobrecarregado nem apresenta lentidão.
Também podemos citar a confiabilidade dos serviços, já que há alta disponibilidade e facilidade até mesmo para realizar manutenções, porque você pode deixar um servidor indisponível para realizar manutenção enquanto os demais trabalham sem impactar negativamente no seu serviço.
A desvantagem do Load Balance é que ele precisa estar sempre sendo monitorado, mas não se preocupe caso você não tenha um profissional apto para esse serviço. Você poderá contar sempre com a Kirzner do Brasil.
Acesse www.kirznerdobrasil.com.br, fale com um dos nossos consultores e descubra o mundo de serviços que temos a te oferecer. Nós configuramos e monitoramos seu Load Balance para seu site funcionar sem zero instabilidade.