O volume de dados que trafegam na internet está cada vez maior, com isso, não é mais possível para a maioria das empresas manter seus dados em seus computadores apenas. Não só pelo espaço de armazenamento, mas também pela segurança.
Para resolver esse problema, foram criados os servidores, que são computadores em que ficam armazenados dados dos mais variados sites, programas, empresas e etc. Esses servidores podem ser locais, quando uma empresa tem um computador apenas para armazenar esses dados, mas o mais comum é a contratação de servidores externos.
Tipos de servidores
Existem basicamente 2 tipos de servidores: o compartilhado e o dedicado. A principal diferença é em relação ao preço, já que um servidor compartilhado costuma ser mais barato que o servidor dedicado porque, como o próprio nome diz, o servidor compartilhado é dividido entre várias empresas ou sites.
Quem não tem muitos dados a armazenar ou não precisa de muito desempenho, pode economizar utilizando o servidor compartilhado. Por outro lado, quem precisa de mais espaço de armazenamento e serviços personalizados, deve escolher o servidor dedicado. Mas nem sempre, identificar essa necessidade é tarefa fácil.
Pensando isso, reunimos algumas dicas aqui para que você possa identificar se seu site, seu programa ou sua empresa precisa contratar um servidor dedicado ou se um servidor compartilhado já a atenderia bem.
Preciso de um servidor dedicado?
Se você já tem um serviço de servidor compartilhado e houve aumento de tráfego ou de dados na sua empresa, e com isso você percebeu uma queda no desempenho do serviço, esse pode ser um sinal de que você está precisando de um servidor dedicado.
Outro motivo importante para realizar a troca é quando você passou a utilizar o servidor para guardar informações sigilosas, e assim, um servidor compartilhado porque representar riscos de segurança.
O servidor dedicado é mais completo quando você precisa personalizar funcionalidades dele devido as suas necessidades. Abaixo segue uma lista dos motivos que podem te fazer migrar para um servidor dedicado:
- Problemas de segurança: como já foi citado, você pode precisar de mais sigilo dos seus dados, como transações financeiras, dados de clientes e etc. Se você divide um servidor com outras empresas, a utilização dessas outras empresas pode abrir brechas de segurança, então avalie a necessidade de segurança do seu site.
- Crescimento de acessos: se você tem um servidor compartilhado e começa a aumentar o tráfego do seu site, ele começa a apresentar lentidão e a experiência do usuário fica comprometida.
- Desempenho e performance: quando seu site começa a cair a performance, ele fica mais lento e isso faz com que seus usuários vão embora e não voltem mais. Até o Google considera esse quesito na hora de ranquear seus resultados. Sendo assim, se seu site está lento, está na hora de mudar para um servidor dedicado.
- Mais autonomia: no momento que você precisa personalizar as configurações do seu site com muita frequência e está tendo necessidade de instalar módulos personalizados, banco de dados, ou extensões é porque um servidor dedicado é o mais indicado para você.
- Melhor posição nos resultados de busca: como já foi citado acima, o Google tem como pré-requisito o desempenho do site para ranquear seus resultados de busca.
Para contratar o melhor servidor dedicado para sua empresa, acesse www.kirznerdobrasil.com.br.