Termo que vem ganhando espaço no meio web, Omnichannel é conhecido como a estratégia que utiliza vários canais diferentes de comunicação que funcionam interligados. O objetivo da estratégia é deixar cada vez mais próximo o off-line do online e com isso melhorar a experiência do cliente.
Só para você ter uma ideia, através dessa estratégia, você pode usar um aplicativo para escolher uma roupa, ir até a loja para ver se veste bem, solicitar ajuste se for o caso e receber essa roupa na sua casa.
Definição de Omnichannel
Analisando a própria estrutura da palavra encontramos o latim “omni” que se refere a totalidade e o inglês “channel” que significa canal, assim uma boa tradução literal seria “todos os canais”.
É importante lembrar que crosschannel e multichannel não possuem o mesmo significado de omnichannel, apesar de se referirem a experiência do cliente na utilização de canais que as marcas oferecem. As principais diferenças são que o Multichannel se refere a vários canais, porém não conectados entre si.
Já o Crosschanel cruza os canais e trocam informações entre si, e com isso não há competição entre os canais, diferente do primeiro, o Multichannel que é como se houvesse “duas lojas” diferentes disputando, mesmo se tratando da mesma marca.
A diferença do Omnichannel para o Crosschanel é que o primeiro pode ser utilizado simultaneamente, de dentro da loja você pode consultar sobre a disponibilidade do produto, pedir ao vendedor para olhar e receber o produto em casa.
A necessidade do Omnichannel
A praticidade é a palavra de ordem, e oferecer isso ao cliente tem sido um desafio para as marcas. Ninguém tem tempo a perder, assim, a comodidade de encontrar o produto com facilidade de onde estiver atrai cada dia mais clientes. Com o Ominichanel você também tem um pós-venda ou um suporte muito mais fácil.
Fidelizar o cliente só é possível oferecendo a ele a melhor experiência possível e isso aumenta as vendas e melhora a imagem da sua marca. Essas são apenas algumas vantagens do Omnichannel, mas a proximidade com o cliente em todas as etapas do processo só valoriza sua marca.
Quero minha loja Omnichannel, como fazer?
O primeiro passo é conhecer seu cliente. Saber seus hábitos de compra, interesses, e se aproximar cada vez mais dele alinhando o off-line com o online para que todas as áreas da empresa estejam também conectadas entre si e com o cliente.
Se você tem um site, um aplicativo e lojas físicas, precisa tornar tudo isso uma coisa só e testar, uma pessoa com o pessoa com o perfil dos seus clientes pode tentar utilizar todos os canais para ver se está tudo funcionando.
Empresa especialista em implantar Omnichannel
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