Nos dias de hoje, muitas empresas ainda pensam que ela entrando em todas as redes sociais existentes, terá sucesso e já vai logo aparecendo clientes. Não é bem assim. Não se definem objectivos concretos a atingir com a entrada nas Redes Sociais e depois não há um controlo das estatísticas, e não se medem resultados assim. Mas afinal como se define o sucesso de uma empresa nas Redes Sociais? É isso que vamos explicar em 6 passos, para se entrar nas Redes Sociais.
1º Passo – Identifique o seu público alvo e ouça-os.
Para medir o sucesso nas redes sociais é saber onde vamos entrar, quais a redes que vamos criar um perfil, tentar perceber quais os utilizadores dessas mesmas redes e pensar no nosso público alvo que queremos atingir. É necessário saber por onde andam seus clientes mais activos, e em quais redes? É necessário também estar atentos às tendências das Redes Sociais.
2º Passo – Envolva-se nas conversações
Quando você começar a “ouvir” os comentários, pode ouvir algumas coisas sobre a sua empresa que podem ser boas ou não. Até aqui tudo bem! O seu trabalho agora é aproximar-se desses potenciais clientes e encontrar uma maneira de os ajudar e complementar esses utilizadores com informações exclusivas.
3º Passo – Batalhar por toda a Rede
Como é que voçê ou a sua equipa está envolvida na comunicação com potenciais clientes? Estão influenciando os clientes nas redes sociais? Quantas vezes criou artigos para o Blog, colocou fotos no instagram, Tem enviado vídeos para o seu canal no Youtube, etc? Quanto mais conteúdo relevante você produzir e publicar nas redes sociais, mais tráfego pode ser atraído. Se o seu site é bem projectado e bem preparado para converter visitantes em leads, todo este trabalho vai ajudar e muito a aumentar suas vendas.
4º Passo – Dominar as ferramentas
É fundamental ter estas noções bem definidas para desenvolver a estratégia de negócio para as redes sociais na Internet. É importante criar um site, um blog como uma base e perfis nas melhores redes, e explorar ao máximo estas ferramentas para interagir. Procure saber os benefícios que cada uma oferece para interagir com os usuários. Por exemplo, o Twitter oferece uma capacidade imensa para conectar-se com os seus potenciais clientes. Mas, só lhe permite escrever 140 caracteres de cada vez, sendo assim, talvez um vídeo no YouTube seria uma maneira melhor para publicar por exemplo, um “como” fazer (dica). Por isso é muito importante saber as vantagens e desvantagens de cada ferramenta a adaptar para a sua estratégia nas redes sociais.
5º Passo – Fale a língua do seu público
Conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.
Cada empresa possuirá diferentes formas de abordar seus assinantes. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas pessoas entendem e se identificam com um tipo de linguagem diferente.
Compreenda quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.
6º Passo – Se coloque no lugar do seu público
Na postagem de qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:
• O que eu ganho com este conteúdo?
• Este conteúdo é útil para mim?
• A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?.
Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Compartilhe conteúdos relevantes com o seu público. Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser postado.
Com estas dicas você já pode começar sua estratégia de conteúdo para as redes sociais. Se você tiver alguma dúvida, não deixe de utilizar a aba de comentários abaixo e entre em contato conosco!
Grande abraço e até a próxima!