Você já ouviu falar de SKU? Sigla muito utilizada por quem trabalha com qualquer tipo de estoque, o SKU significa Stock Keeping Unit, que traduzindo quer dizer Unidade de Manutenção de estoque.
É uma unidade relativa à logística de armazenagem para designar diferentes itens de qualquer estoque e está geralmente associado a um código que é predeterminado pelo gestor do estoque. Imagine que é como se fosse o CPF dos seus produtos. Apenas para citar alguns exemplos, se você trabalha com venda de leite de uma mesma marca, você poderá ter 3 SKU’s: leite integral, leite semidesnatado, leite desnatado e leite sem lactose.
Neste exemplo simples, você pode entender que qualquer mudança no item gera uma mudança de SKU. Mesmo que todos sejam leites, se você muda o tipo, muda o SKU, se muda a marca, muda também, se muda o tamanho da embalagem, também, e por aí vai.
Para que serve o SKU?
A organização do estoque é a primeira grande utilidade do SKU, já que você pode encontrar seus produtos a partir deste código. Mas essa não é a única utilidade do SKU, você pode classificar seu estoque de acordo com o custo do produto e sua procura, e quando você combina essas duas classificações, você esmiúça todo o seu estoque em várias classificações.
A identificação da localização do SKU, ou seja, em qual estoque seu produto está, também determina o valor da entrega ao cliente. Por exemplo, quem trabalha com vários armazéns como as lojas que distribuem para o mundo inteiro ou para o país inteiro, vai ter valor diferente para entrega dependendo do local de armazenagem.
Com o SKU você também é capaz de identificar quando seu produto já tiver sido vendido, trocado, entregue, devolvido, ou qualquer outro status. Você pode configurar sua loja virtual para que seja gerado automaticamente o SKU de um produto no momento que você realiza o cadastro no sistema.
Para encontrar os produtos que foram cadastrados vá no painel da loja, Gestão de produtos, produtos, ou através do atalho “Ver produtos cadastrados”.
SKU e código de barras
Assim como cada produto tem um código de barras diferente de qualquer outro produto do estoque, cada produto só tem um SKU e um precisa estar relacionado com o outro. O SKU tem a vantagem de poder ser gerado por você mesmo e da forma que quiser. Você pode gerar uma sigla com as principais características do produto.
Apenas para citar o exemplo do início do texto, seu leite semidesnatado da marca Ploc de um litro pode ter o SKU SP-SD-1L. Como todos os produtos desse tipo são iguais, basta isso para identificá-los.
A vantagem do SKU sobre o código de barras é que esse segundo só é lido por uma máquina, já o primeiro pode ser lido facilmente por uma pessoa que seja da equipe e conheça a foram de geração desses códigos.
Se ainda ficaram dúvidas sobre a utilização do SKU, entre no nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores.