A tecnologia traz um mundo de possibilidade ao alcance das mãos, isso muda a forma como vemos o mundo e nisso também entra a forma como compramos, como vendemos e como nos relacionamos comercialmente.
Com isso surgiram inúmeras maneiras e plataformas, bem como ferramentas e modelos diferentes de expor produtos. O modelo do qual iremos falar hoje é o Marketplace, que tem um conceito muito simples, mas não é amplamente conhecido.
O que é marketplace?
Dos termos da língua inglesa Market que significa mercado e place que significa lugar, a junção que resulta em local de compras em uma tradução adaptada traz ao mundo digital algo como uma vitrine que expõe produtos variados de marcas e empresas variadas.
Fazendo uma comparação com o mercado físico, poderíamos dizer que o Marketplace é o shopping virtual. O cliente compra tudo em um só lugar, mas cada uma das lojas que dividem a plataforma são responsáveis pela entrega de seus produtos.
Podemos citar exemplos bem conhecidos de Marketplace que você nem sabia que era essa modalidade de negócio, entre eles estão o Dafiti, o Mercado Livre, a Amazon. Quer saber como isso funciona? Então continua com a gente.
Como funciona o Marketplace?
A estrutura é simples: plataforma, vendedores (sempre no plural) e clientes. Tendo por base essa estrutura, o resto pode mudar. O marketplace pode ser de um nicho específico ou de vários, pode ser pequeno porte ou grande e conforme o grupo cresce, outras empresas vão entrando.
Da estrutura, a plataforma é como se fosse o local, é onde as transações são intermediadas. Os vendedores utilizam a plataforma e os serviços e montam pacotes, promoções e etc. As informações sobre as lojas e mercadorias são de responsabilidade dos vendedores.
Para o cliente, nada muda. Assim como ele compraria em uma loja virtual comum, ele compra em um marketplace. A forma de pagamento, visualização de produtos e meios de entrega são iguais às de qualquer loja, mas o catálogo é bem mais amplo e é possível fazer comparação entre marcas e produtos no mesmo lugar.
O marketing fica por conta de quem opera a plataforma, é ele também quem gerencia os acessos e as transações dos vendedores. Se a plataforma é boa, a usabilidade e a navegabilidade serão diferenciais também para quem compra quanto para quem vende.
Se você pretende ter um marketplace, é preciso estar atento a essas responsabilidade, investir em propaganda, utilizar blogs, anunciar em redes sociais, tudo para que sua plataforma seja mais atraente para os clientes e com isso também para os vendedores, afinal, serão eles que vão fazer você lucrar.
Querer colocar todos os tipos de produto em uma plataforma nova pode não ser a melhor opção, afinal isso dificulta até mesmo o ranqueamento no Google. Escolha um nicho e invista, estude seu público, saiba como divulgar, atraia muito consumidores para poder impulsionar suas vendas.
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