O que mais temos visto, hoje, são empresas já consolidadas no mercado, buscando migrar seus negócios para uma plataforma de e-commerce. O objetivo é facilitar, não só o processo de compra para os seus clientes, mas também aumentar sua receita.
Essas empresas já perceberam que vivemos em uma era cujos consumidores estão cada vez mais multicanais. Ou seja, não importa se você vende seus produtos em uma loja física ou online: os clientes podem e gostam de utilizar ambos os canais, para realizar suas compras.
Se você também percebeu essa tendência do mercado, não pode ficar parado aí, esperando seus concorrentes saírem na frente. É hora de dar um salto para o mundo digital e tomar a decisão certa: buscar uma plataforma de e-commerce realmente capaz de oferecer todos os recursos necessários, para otimizar seu negócio. Desde o gerenciamento dos pedidos, até a logística de todo o funcionamento da loja.
Preparado para ter sua própria plataforma online? Então não perca as dicas que daremos neste post, pois elas serão só o começo para o seu sucesso.
Como saber se uma plataforma de e-commerce é confiável?
Se esse foi seu primeiro questionamento, parabéns! Realmente, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher uma plataforma que seja confiável e apresente as ferramentas necessárias, para o bom andamento do negócio na internet.
Há muitas opções de plataformas online no mercado. Mas nem todas vão de encontro às suas necessidades, nem são ideais para o seu tipo de produto e público-alvo. Ou nem mesmo sabem como promover bem sua marca.
O mercado online é bem competitivo e dinâmico, por isso não há tempo a perder. Uma escolha equivocada pode levar todas as suas expectativas de sucesso por água abaixo.
A boa notícia é que é possível encontrar excelentes plataformas de e-commerce, com um custo-benefício bastante atraente. Quer saber o que fazer para encontrar as melhores? Então veja as dicas abaixo:
1. Comece a fazer vários orçamentos
Após analisar e decidir que vai mesmo montar sua loja virtual, é essencial conhecer algumas plataformas, saber como elas funcionam, fazer vários orçamentos e entender quais soluções elas oferecem, para otimizar o seu negócio.
Essa primeira fase é muito importante, pois é preciso pensar em todos os custos que você terá. Não só com a plataforma, mas também com certos valores, tais como mensalidade ou hospedagem, além de vários outros gastos com manutenção, suporte e marketing.
Nessa etapa, é preciso trabalhar no seu plano de negócios, para que suas decisões sejam embasadas em dados consistentes e não em suposições. O ideal é contar com especialistas para ajudá-lo na escolha da plataforma e no desenvolvimento do planejamento.
2. Avalie as funcionalidades oferecidas
A plataforma ideal para o seu negócio é aquela que se adéqua ao perfil da sua marca e possui as funcionalidades necessárias para geri-la bem.
Dentre as principais funcionalidades de uma plataforma de e-commerce, podemos citar:
Integração
Uma plataforma deve possuir uma boa logística e ser capaz de integrar outros recursos para melhor otimização da loja virtual, oferecendo uma excelente gestão de produtos e compatibilidade com outros sistemas, tais como:
- correios;
- transportadoras;
- operadoras de cartões;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- compatibilidade com diversos navegadores;
- facilidade de integração com sistemas internos da empresa.
Segurança
Esse ponto merece uma atenção especial, pois sua loja virtual vai lidar com dados importantes e sigilosos de seus clientes. Dessa forma, é muito importante contar com uma plataforma de e-commerce que possua o certificado SSL( Secure Sockets Layer).
Toda plataforma segura deve possuí-lo. Afinal, ele é uma das peças-chave para proporcionar maior credibilidade para sua loja e manter os dados dos clientes criptografados e seguros contra qualquer tipo de tentativa de ataques.
Hospedagem
Antes de fechar negócio com uma plataforma, verifique em qual provedor ela está hospedada e como funciona esse serviço. Afinal, sua loja não pode parar nunca. Ela tem que funcionar sem erros, com muita segurança e oferecer a melhor experiência para o cliente.
Otimização de SEO
No final, o que você realmente quer é aumentar sua conversão para vender mais, não é mesmo? Assim, é imprescindível procurar saber se a plataforma de e-commerce escolhida oferece serviços de otimização, para melhorar o posicionamento da sua loja na internet.
O trabalho de otimização de SEO é fundamental para qualquer negócio online. Portanto, se a plataforma oferece essa função, já é um ponto bastante positivo para ela.
3. Escolha uma plataforma que ofereça suporte
Antes de decidir qual plataforma de e-commerce escolher, verifique que tipo de suporte está incluído no pacote que irá pagar. Pois, ter uma equipe especializada para prestar suporte, seja técnico ou de logística, é fundamental para o sucesso de sua loja virtual.
Sem um suporte adequado, sua loja pode ficar à deriva e não converter a quantidade de pessoas necessárias para trazer um ROI significativo.
O ideal é que a sua plataforma possa prestar todo o suporte necessário, evitando-se, assim, gastos adicionais com outras empresas, para prestar esse tipo de serviço.
4. Conheça outros clientes
Outra atitude muito simples, mas eficiente, é buscar conhecer outros clientes que utilizam a plataforma de e-commerce que você está pesquisando. Veja quais são suas opiniões sobre a plataforma, verifique se estão satisfeitos e, principalmente, se estão obtendo bons resultados.
É sempre bom focar em clientes que trabalham com negócios similares aos seus. Assim, você poderá ter uma ideia se os seus produtos se encaixam com os recursos que a plataforma oferece.
5.Verifique se a plataforma oferece treinamento
É importante verificar se a plataforma oferece um treinamento. Em caso positivo, pergunte durante quanto tempo, quantas pessoas podem realizá-lo e se será pago à parte.
O treinamento é fundamental para que você e seus funcionários aprendam a manejar a plataforma da melhor maneira possível e, posteriormente, consigam levar o trabalho adiante sozinhos.
Para resumir o assunto, pesquise muito e escolha uma plataforma de e-commerce que possa oferecer sempre as melhores soluções para o seu negócio, que seja diferenciada, customizável e disponibilize várias ferramentas para ajudá-lo a vender mais pela internet.
E você? Está pronto para escolher sua plataforma de e-commerce? Então, que tal entrar em contato com a Kirzner e falar com um de nossos especialistas? Teremos o maior prazer em mostrar os nossos serviços!