O Comércio Eletrônico passou 5 anos crescendo em média 20% ao ano. Agora em 2016, com a crise chegando sem convite e sentando no sofá da sala de todo mundo, o E-commerce ainda conseguiu crescer 7,4%.
Enquanto isso o varejo físico encolheu mais de 10%.
Isso por si só já é um grande motivo para criar uma loja virtual da sua loja física, mas eu entendo, é um risco alto para algo que você ainda não conhece tão bem. Por isso vou listar mais 6 motivos que te farão querer ter uma loja virtual ainda hoje.
1. Alcançar mais pessoas que a loja física
Uma pesquisa realizada pela E-bit confirmou que o número de pessoas comprando pela Internet aumenta ano após ano. Em 2016 o total de e-consumidores que fizeram pelo menos uma compra foi de quase 48 milhões de pessoas.
Qual será o tamanho que sua loja física precisa ter, o local que ela precisa estar, estratégia de marketing e o custo de tudo isso para ter um fluxo de 48 milhões de pessoas?
Uma loja virtual quebra todas as barreiras físicas e permite você alcançar muito mais pessoas que sua loja física nunca poderia alcançar vendendo para pessoas dentro e fora do seu estado.
2. Investimento menor que uma nova loja física
Quando o empreendedor pensa em crescer a primeira coisa que vem a cabeça é abrir uma filial. Com certeza é uma estratégia perfeita mas é para poucos, pois o custo de abrir uma loja física é alto.
Abrindo uma loja virtual você se livra de vários custos como:
- Aluguel de imóvel;
- Vendedores;
- Alguns impostos;
- Móveis;
- Decoração;
- Limpeza;
- Energia;
- A tia do café;
Criar uma loja virtual tem seus custos sim, porém você encontra opções de plataforma de todos os valores, basta pesquisar uma que cabe no seu bolso.
3. Dar comodidade à seus clientes
Uma pesquisa feita pelo Ibope entrevistou pessoas que compraram pela Internet, e dessas 93% afirmaram que comodidade é o motivo principal para escolherem a Internet como meio de compra.
Uma outra pesquisa aponta que o horário de pico é entre as 12h e 14h em dias úteis.
Todos esses dados demonstram um comportamento interessante, onde as pessoas aproveitam o intervalo do expediente para pesquisarem pelos produtos que desejam sem precisar sair do trabalho ou se preocupar em sair e chegar atrasado.
Isso significa que sua loja física pode ter uma ótima presença local, porém ignorar este comportamento de compra vai fazer você perder vendas e deixar dinheiro na mesa.
4. Aberto 24 horas
Um comportamento interessante que pesquisas vem apontando ultimamente é o de pessoas que compram durante a madrugada.
Um documento do Google informou que um terço das buscas com intenção de compra ocorrem entre 22h e 4h. Isso demonstra que as pessoas querem consumir produtos mesmo em horários que as lojas físicas estão fechadas.
Quanto a mais você poderia estar faturando se seus produtos estivessem em exposição 24 horas por dia?
5. Seu concorrente está lá
Em 2016 o PayPal encomendou uma pesquisa que demonstrou que existem no Brasil mais de 370 mil lojas virtuais. Foi um crescimento de 20% em relação a 2015.
Naturalmente a tendência é que esse número cresça.
Com tantas lojas no ar com certeza seu concorrente está na Internet tomando seus clientes. Talvez o seu concorrente local não esteja, mas com a quebra de barreiras que abordamos no ponto 1, você não concorre mais somente com as lojas da sua região. Qualquer loja, de qualquer lugar do Brasil pode tomar seus clientes.
6. Facilidade com promoções:
É muito mais em conta e viável criar um promoção em sua loja online do que em sua loja física. Na loja virtual o que você vai precisar é talvez apenas fazer um banner com a informação de um desconto, contendo um texto ou uma foto do produto e uma boa divulgação nas redes sociais.
Já na loja física terá a necessidade de contratar confecções de banners e outros materiais de marketing, tornando esse processo muito mais caro e demorado.
Dependendo da plataforma que você escolher para fazer a criação da sua loja virtual, ela já pode vir com configurações instaladas para criar cupons de descontos, sendo ainda mais fácil realizar promoções criativas.
Além disso, as métricas dessas promoções serão medidas com muito mais clareza, confiança e rapidez, com ferramentas que irão puxar todas as informações precisas de todo o comportamento do seu cliente dentro do seu site, como, vendas, visualizações, cliques, engajamento etc.
Conclusão
Com todos esses dados de pesquisas de empresas e instituições sérias fica nítido que lojas físicas terem uma loja virtual deve ser uma tendência durante os próximos anos. O e-commerce deixará de ser um canal estratégico para ter mais vendas e se tornará uma obrigação para não perder clientes e fechar as portas.